top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Prefeitura inicia busca ativa e vacinação em escolas


Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Alunos autorizados pelos responsáveis poderão ser vacinados na escola onde estudam. Responsáveis também poderão acompanhar o processo.

 


 

A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, lançou hoje (10/02), a estratégia de busca ativa de crianças não vacinadas contra a Covid-19. Segundo o município, o plano terá dois tipos de ação, um para o ambiente escolar, o Programa Vacina na Escola, e outro que usa os agentes comunitários de saúde (ACS) para irem até as residências.


A ideia destes novos projetos é conscientizar os pais sobre a importância da imunização e levar a vacina até as crianças de 5 a 11 anos, para que ninguém fique desprotegido. Existem 1.307 escolas públicas com alunos na faixa etária entre 5 e 11 anos na cidade do Rio de Janeiro.


Nesta quinta-feira (10/02), os alunos estão levando para casa um folheto informativo sobre a vacina contra a Covid-19 e um formulário para ser preenchido. Para aqueles que ainda não tiverem tomado a vacina contra a Covid-19, os responsáveis poderão assinar um termo autorizando a aplicação no ambiente escolar, em uma data que será previamente informada.


Na cidade do Rio, cerca de 50% das crianças na faixa etária foram imunizadas contra a doença. No dia agendado a aplicação do imunizante será feita no fim do turno de aulas: pela manhã, entre 11h e 12h30, e à tarde, entre 15h30 e 17h. Quando os responsáveis forem buscar as crianças na escola, aquelas com a autorização já sairão vacinadas.


Quem quiser acompanhar a vacinação de seu filho pessoalmente poderá chegar no horário previsto e terá acesso ao local onde estará ocorrendo a ação. A previsão é que em 45 dias todas as escolas recebam as equipes de saúde para a imunização dos alunos. Todo o trabalho será acompanhado pela coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE).


Diretores e coordenadores das Coordenações Regionais de Educação (CREs) têm recebido informações sobre a ação e sobre a segurança e eficácia das vacinas em reuniões online com a equipe de Coordenação de Imunizações da Superintendência de Vigilância em Saúde. Segundo a prefeitura, a ideia é que esses profissionais possam, em contato com os responsáveis pelos alunos, orientá-los sobre a importância e segurança da imunização e sobre como a ação será realizada em cada escola, facilitando assim a adesão e sua autorização.


Ao mesmo tempo em que realiza o Programa Vacina na Escola, a Secretaria Municipal de Saúde faz o cruzamento dos cadastros da Estratégia Saúde da Família com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), para identificar crianças que não tenham registro da vacina da Covid-19 ou mesmo que estejam com outros imunizantes do calendário vacinal em atraso. A partir daí, os agentes comunitários de saúde entrarão em campo nos territórios para ir às casas dessas crianças. Elas poderão ser vacinadas no próprio domicílio, na presença do responsável que estiver no local, ou serem orientadas a comparecer na unidade de Atenção Primária de referência para atualizar suas cadernetas de vacinação.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page