top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Escolas estaduais e municipais voltaram as aulas nesta segunda-feira (07)


Veja os protocolos adotados para proteger os alunos da Covid-19.

 

O ano letivo retornou para alunos das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (07/02), cada rede adotou as medidas de segurança que achou necessárias para este retorno.

 


 

Estado

Segundo o Governo do Estado, o retorno está sendo 100% presencial e conta com atualizações nos protocolos para garantir a segurança dos alunos e profissionais. A rede conta com 1.230 escolas e 678 mil estudantes.


O governo informou que foram disponibilizados de totens para higienizar as mãos com álcool em gel 70% em locais de circulação e na entrada de ambientes administrativos. Também foi feita a Limpeza dos dutos e filtros dos aparelhos de ar-condicionado, a higienização com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 0,1% (água sanitária), dos pisos e paredes, das superfícies de toque e dos mobiliários e equipamentos das unidades escolares, diariamente;

Os bebedouros foram lacrados, sem permitir que os alunos levem a boca diretamente para beber água. Bebedouros com torneiras serão permitidos, caso os alunos estejam fazendo uso de suas próprias garrafas ou copos, de uso individual;

Todos os presentes na escola devem estar utilizando máscara de maneira correta: alunos, servidores e colaboradores. Além disso, a escola deverá manter estoque suficiente de máscaras para disponibilização a alunos, servidores em casos emergenciais;

A unidade escolar terá um espaço reservado (área de isolamento) para quem apresentar sintomas, onde o mesmo deverá permanecer até ser conduzido pelo responsável a uma unidade de saúde; Além de ter afixados os cartazes informativos.

http://www.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=19834


Município

Mais de mil unidades de ensino (1.543 no total), e cerca de 670 mil do berçário ao ensino fundamental são atendidos pela rede municipal, essas crianças voltaram as salas de aula com atividades 100% presenciais.


Segundo a Prefeitura do Rio, todas as escolas foram preparadas para receber os alunos e já iniciaram a entrega de uniformes e materiais pedagógicos. No protocolo sanitário divulgado pela prefeitura, o município recomenda fortemente que todos os estudantes sejam vacinados nas datas previstas pelo calendário de vacinação da cidade.


O uso de máscara durante o deslocamento e dentro das escolas, com exceção dos momentos de alimentação e hidratação, é um das regras presentes no protocolo que pode ser lido na íntegra clicando aqui.


Guarda Municipal

A Guarda Municipal iniciou a Operação Volta às Aulas com efetivo de 41 guardas atuando na fiscalização e na orientação do trânsito nos trajetos principais de grande concentração de escolas, em especial as particulares, que registram movimento maior de veículos.


Entre as ruas de nossa região estão: Rua Geminiano Góis, na Freguesia (Colégio Santa Mônica); Estrada de Jacarepaguá, no Anil (Colégio Alfa CEM); Estrada dos Três Rio nº 763, na Freguesia (Colégio Luís de Camões);


Além disso, houve a retomada das atividades do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), que durante as férias atuou no patrulhamento das escolas com foco na proteção das instalações, mas agora com o retorno dos alunos, passa a realizar o patrulhamento preventivo com foco na segurança de alunos, responsáveis e professores, além da proteção das instalações.


Segundo a Prefeitura, também são realizadas as atividades socioeducativas com atividades lúdicas para as crianças e palestras para os adolescentes que visam a conscientização de temas relevantes de cidadania e proteção de direitos, como no caso da Educação para o Trânsito, Prevenção à Violência, Prevenção à Dengue, ao Coronavírus, entre outras coisas. Na primeira semana, as equipes da Ronda Escolar realizam ação especial de boas-vindas aos alunos e dão apoio à Secretaria Municipal de Educação.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page