O projeto visa proteger e recuperar os ecossistemas dos mangues do município. Confira:
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ambiente e Clima, lançou, nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o programa Guardiões dos Mangues. O projeto, que irá monitorar as margens das lagoas da Barra, tem por objetivo recuperar e cuidar da manutenção dos mangues da cidade com a participação dos moradores.
Foram mapeadas, no total, oito áreas no município: enseadas da Baía de Guanabara; margens das lagoas da Barra da Tijuca; Praia da Brisa, em Pedra de Guaratiba; ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas; reserva Biológica de Guaratiba; a Restinga da Marambaia; além da foz dos Canais de São Fernando e Guandu, em Santa Cruz.
A cerimônia de lançamento, realizada no mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária de Ambiente e Clima, Tainá de Paula.
O que me dá esperança e me inspira aqui é que esse programa é gerador de empregos, levando recursos para as comunidades e envolvendo a população na discussão ambiental. Temos um impacto social muito grande - afirmou Eduardo Paes.
A secretária Tainá de Paula ressaltou que a biodiversidade dos mangues faz com que essas regiões tenham um ecossistema produtivo e benéfico para o equilíbrio do meio ambiente. E destacou o papel que eles têm na regulação das catástrofes climáticas.
Colocar nossos guardiões dedicados na proteção dos manguezais é uma mudança de paradigma e realidade ambiental da cidade. Mangues saudáveis podem auxiliar na regulação de catástrofes climáticas como enchentes, secas, clima, além de recuperar a degradação dos solos – disse a secretária.
Serão dez frentes de trabalho, com quatro pessoas em cada uma delas. Os encarregados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.250 mensais, enquanto os demais guardiões receberão R$ 1.000.
Todos serão responsáveis pela gestão de cada uma dessas frentes, protegendo e reportando situações aos órgãos responsáveis pela manutenção de seus respectivos mangues.
Fonte: https://prefeitura.rio/
Comments