top of page
  • Foto do escritorPhilippe Vaccihi

Prefeitura divulga mais de mil vagas de cursos gratuitos


Na imagem, podemos ver sete jovens sentados em frente a notebooks em uma sala de aula
Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

São 600 vagas para os Espaços da Juventude e 500 para Naves do Conhecimento. Confira:

 

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) abriram inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional na cidade do Rio.

 
 

Espaços da Juventude

São 600 vagas divididas igualmente para os cursos de Indústria 4.0, Programação Móvel, Indústria Avançada e Robótica que irão ser realizado nos Espaços da Juventude, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio).


As aulas serão nas unidades do Estácio, Cidade de Deus e Vigário Geral, entre os meses de abril e maio, com turmas distribuídas entre os turnos da manhã, tarde e noite.


O Espaço da Juventude de Vigário tem inscrições para turma de Robótica. Quem preferir Cidade de Deus, poderá se matricular em Indústria Avançada. Na unidade do Estácio, as oportunidades são para Indústria 4.0 e Programação Móvel. As inscrições estão abertas até 24/04, através do link.


Naves do Conhecimento

Já a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com o Senai, abriu inscrições para os cursos de Operador de Computador, Programador Front-End e Assistente de Operações em Logística.


O objetivo é a qualificação profissional voltada para a inserção no mercado de trabalho para os alunos das Naves do Conhecimento. Os cursos têm carga horária de 180h e serão realizados no formato presencial nas unidades do Senai-RJ.


As aulas de “Operador de Computador” serão na parte da manhã, de 8h às 12h, de segunda a sexta, na unidade Senai Jacarepaguá. O conteúdo abordará a utilização de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados em sistemas computacionais. Como pré-requisito para participar do curso, o aluno deve ter Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo.


O curso Programador Front-End, será no turno da noite, de 18h às 22h, na unidade Senai Maracanã. O aluno aprenderá a desenvolver interface web client-side, de acordo com metodologia e padrão de qualidade, usabilidade, ergonomia, acessibilidade e segurança. Para participar dessas aulas, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.


Já o curso de “Assistente de Operações em Logística”, será no turno da tarde, de 13h às 17h, na unidade Vila Isabel. O aluno deve ter idade mínima de 18 anos e Escolaridade 7º ano do Ensino Fundamental.


Este curso é voltado para alunos que desejam aprender como programar e controlar o recebimento e expedição de materiais, mantendo atualizado os registros de localização no almoxarifado seguindo normas técnicas de segurança e meio ambiente.


Também está prevista para o mês de maio a abertura de vagas para o curso de Soldador de Aço Carbono Mag 6G.


As inscrições para Operador de Computador e Programador Front-End encerram no dia 26/04. E para o curso Assistente de Operações em Logística as inscrições terminam em 30/04.


Para fazer se inscrever e obter mais informações, basta acessar o site das Naves do Conhecimento.


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page