• Lucas Pereira

Prefeitura cria programa Aprendiz Cultural para jovens cariocas


Foto: Gui Espíndola/Prefeitura do Rio

Cursos vão oferecer aulas teóricas e práticas de técnicas em luz, som e gestão de equipamentos durante 12 meses.

 

A Prefeitura lançou nesta quarta-feira (23/06) o programa Aprendiz Cultural que vai oferecer renda e formação para jovens entre 18 e 24 anos. A ação é inédita na cidade e vai garantir bolsa-auxílio mensal de R$800 e vale-transporte para quem se interessar nos cursos de formação que serão ministrados em espaços culturais da Prefeitura.


Ao longo de 3 anos vão ser oferecidas 500 vagas, começando a partir de outubro, porém a meta é qualificar mais de cinco mil jovens profissionais para o setor através do ensino virtual, até 2024.


Por 12 meses, as aulas vão ser nas modalidades teóricas e práticas e ensinarão técnicas em luz, som e em gestão de equipamentos. A iniciativa mira jovens sem emprego formal ativo que não concluíram o ensino médio. Para participar, é necessário morar no município do Rio, de preferência nas periferias, favelas ou no subúrbio, além de apresentar vulnerabilidade social.


Continua depois da publicidade

 

No início de julho, a Secretaria Municipal de Cultura apresentará o projeto a organizações da sociedade civil e na segunda quinzena do mês vai se lançado o edital para escolha do grupo que executará o programa. O passo a passo pode ser conferido no site rio.rj.gov.br/web/smc/


O secretário de Cultura da cidade, Marcus Faustini, está percorrendo os bairros subúrbio junto com agentes culturais para debater mudanças nas políticas de cultura cariocas. Ele afirmou que ninguém deve ficar para trás, "muito menos os jovens". Faustini disse também que "a cultura não é só para artistas".


Jovens são os mais desempregados na pandemia


Os efeitos da pandemia foram mais prejudiciais aos jovens, isso é que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Os resultados sobre 'Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise' dão conta que, entre jovens entre 15 e 29 anos, o número de desempregados é 13% maior que em outras faixas etárias.


Calendário do programa


1ª semana de julho: seminário online para organizações da sociedade civil conhecerem o programa;

2ª semana de julho: lançamento do edital de escolha da organização da sociedade civil que vai executar o "Aprendiz Cultural";

Agosto e setembro: é escolhida a organização da sociedade civil;

Outubro: o projeto é iniciado.


Fonte: https://prefeitura.rio/

 

Conteúdo Publicitário