top of page
  • Foto do escritorPhilippe Vaccihi

Prefeitura conclui serviços de recuperação das margens do Rio Sangrador


Na imagem, podemos er o Rio Sangrador localizado na Freguesia
Foto: Divulgação / Fundação Rio-Águas

Moradores temiam que o muro de contenção do rio desabasse.

 

A Fundação Rio-Águas concluiu os serviços de recuperação das margens do Rio Sangrador, na Freguesia, após os moradores exigirem reparos por anos. Foram recuperados 12 metros de muro do canal, que cederam próximo a Passarela da Freguesia, junto à Estrada de Jacarepaguá.

 
 

De acordo com o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, a recuperação foi executada com dois tipos de concreto bem resistentes. Os serviços contribuem para a conservação do canal, assim como garantem o fluxo das águas do rio e da chuva.


Segundo a AMAF (Associação de Moradores e Amigos da Freguesia), que vive na região vinha reclamando, através da plataforma 1746, sobre a falta de manutenção do local.


"Há muitos anos moradores da Freguesia cobram o reparo dessa estrutura no Rio Sangrador. Após anos reclamando e pedindo ajuda pela plataforma do 1746 e por ofícios à Subprefeitura de Jacarepaguá, nada foi feito para consertar a canalização! Em 29 de dezembro de 2022, alguns moradores ainda precisaram ajuizar uma ação popular no Poder Judiciário para que a Prefeitura cumprisse o dever que lhe cabia. Gerou-se, assim, uma ordem judicial determinando, sob pena de multa de R$ 50.000,00 (que poderia ser majorada), o reparo em 180 dias da estrutura que corria risco de queda para dentro do Rio Sangrador."


Veja como estava a estrutura do Rio antes das obras:

Na imagem podemos ver uma rio cheio com a chuva que caí e uma estrutura está ameaçando desabar.
Foto tirada em abril de 2022. / Foto: AMAF

A subprefeita Marli Peçanha falou sobre a luta dos moradores pelas obras no rio:

“Essa obra realizada pela Rio-Águas é uma demanda antiga dos moradores da região. Seguiremos atentos às demandas e aos serviços de prevenção de enchentes e alagamentos. Lembrando sempre que os moradores também podem ajudar na conservação dos rios, evitando descarte irregular nos canais”



Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page