top of page

Prefeitura abre consulta pública para nova licitação de ônibus: mudanças chegarão a Jacarepaguá a partir de 2026

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • há 17 minutos
  • 3 min de leitura
Na imagem podemos ver a reprodução de como será um ônibus após a nova licitação.
Um dos modelos de novos ônibus no Sistema Rio. | Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio.

Nova licitação inclui ônibus modernos, frota ampliada e melhorias na Zona Oeste, com implantação em Campo Grande, Santa Cruz e Jacarepaguá até 2027. Veja:

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (22/7), o edital de consulta pública para a primeira etapa da nova licitação do sistema municipal de ônibus. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa no Centro de Operações e Resiliência (COR), com a presença do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, da secretária de Transportes, Maína Celidonio, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima. A consulta, aberta por 30 dias no site da Secretaria Municipal de Transportes , permite que a população participe enviando sugestões e contribuições para o novo modelo.

Segundo o município, a licitação, inicialmente prevista para 2028, foi antecipada após novo acordo judicial com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e os consórcios operadores.


"Esse é um momento importante, uma mudança institucional na história da cidade do Rio. Nos dedicamos nesses primeiros seis meses à implantação do Jaé e, a partir de hoje, iniciamos o processo que irá proporcionar uma revolução no sistema de ônibus. O sofrimento vai acabar. Não será do dia para a noite, mas eu quero reafirmar que até o fim do mandato, em 2028, teremos esse sistema completamente reformado como fizemos no BRT. A mudança será sentida gradualmente, primeiro na Zona Oeste, mais especificamente em Campo Grande e em Santa Cruz", afirmou o prefeito Eduardo Paes.


Mudanças e etapas

O novo modelo será implantado em etapas. Na primeira fase (até abril de 2026), a Zona Oeste inicia uma transformação, com ampliação expressiva das frotas em Campo Grande e Santa Cruz.


O cronograma define que Jacarepaguá receberá as mudanças entre abril de 2026 e novembro de 2027, quando todos os bairros da região contarão com ônibus zero quilômetro, climatizados, acessíveis, com padrão EURO VI e tecnologias de conforto e segurança, como carregadores USB, câmeras de monitoramento, botão de pânico e sensor de fadiga.


Além disso, está previsto o fim do pagamento em dinheiro a bordo, dando mais segurança aos passageiros e motoristas e tornando o embarque mais ágil. A remuneração dos operadores passará a ser por quilômetro rodado e desempenho, baseada em indicadores de qualidade, o que deve incentivar um serviço mais eficiente e regular.


Ampliação e modernização das linhas

Em Campo Grande e Santa Cruz, já na primeira etapa, haverá mais que o dobro de ônibus locais, passando de 37 para 75 veículos em Campo Grande e de 67 para 103 em Santa Cruz. As linhas que ligam os bairros da Zona Oeste a outras regiões da cidade também serão ampliadas, passando de 95 para 112 veículos em Campo Grande.


A secretária Maína Celidonio destacou que a ideia é fazer a mudança dos contratos de forma ordenada e gradual “Essa mudança de contrato implica um investimento em garagens, compra de mais de quatro mil ônibus. Começamos, hoje, o processo licitatório da primeira fase em Campo Grande e Santa Cruz. Já iniciamos o processo da nova bilhetagem digital, fizemos a reestruturação do sistema BRT e, agora, vamos para o último pilar da mudança estrutural dos transportes na cidade, com a criação do Sistema Rio, a Rede Integrada de Ônibus”.


A nova Rede Integrada de Ônibus será chamada de Sistema Rio, substituindo a antiga sigla SPPO. Também serão criadas garagens públicas para facilitar a entrada de novos operadores, e o prazo dos contratos será de 10 anos, com qualidade monitorada trimestralmente por meio do Índice de Qualidade do Transporte (IQT).


Como participar

Cidadãos interessados em contribuir com sugestões para o novo sistema podem acessar o site https://transportes.prefeitura.rio/consulta-publica/ até meados de agosto de 2025.


Fases da nova licitação dos ônibus no Rio:

  • Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz

  • Fase 2 (nov/2025 a set/2026): Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador

  • Fase 3 (abr/2026 a abr/2027): Zona Oeste, Barra, Jacarepaguá e Zona Norte

  • Fase 4 (nov/2026 a nov/2027): mesmas regiões anteriores

  • Fase final (set/2027 a ago/2028): Zona Sul e linhas de alta avaliação


A Agência Lume seguirá acompanhando todas as etapas da implementação do novo sistema de ônibus, trazendo informações atualizadas especialmente para os moradores de Jacarepaguá e regiões adjacentes.

Conteúdo Publicitário

bottom of page