Falta de voluntários e espaço para desenvolver atividades são alguns dos desafios.
O responsáveis pelo Preparatório Construindo o Saber e Pré-Vestibular Social Professor José Azevedo Tiúba, contaram a Agência Lume quais são os principais objetivos e desafios para o ano 2023.
Os projetos são conhecidos em Rio das Pedras por ajudar jovens que desejam entrar em universidades, o Preparatório Construindo o Saber está há quase 20 anos na comunidade e desenvolve suas atividades no Colégio Caic Euclides da Cunha, localizado na Av. Engenheiro Souza Filho.
Já o Pré-Vestibular Social Prof. José Azevedo Tiúba, iniciou seus trabalhos em 2017 e desenvolve seu trabalho no formato atual, com aulas acontecem de segunda a sábado na Vila Verdão, 18, desde 2020.
Apesar de endereços e equipes diferentes, os desafios são muito parecidos, e o principal é a dificuldade em conseguir aumentar a equipe de voluntários. Motivar as equipes para se manterem fixas trabalhando sem remuneração é realmente muito difícil.
E para tentar driblar esse desafio, os projetos contam com apoio de pessoas que entendem a importância do trabalho desenvolvido e que tem tempo para doar, praticando trabalho voluntário.
Nos dois projetos a única exigência é ter disponibilidade de tempo e boa vontade, a única atividade que exige qualificação é a dos professores, entretanto existem diversas áreas onde o voluntário pode atuar ajudando a equipe.
Além disso, para aqueles que desejam ajudar, mas não tem tempo para doar, os projetos também aceitam doações em dinheiro e de alguns equipamentos. Conheça um pouco mais sobre os projetos:
Pré-Vestibular Social Prof. José Azevedo Tiúba
Fundado em 2017, o projeto nasceu do desejo de Paulinho, um morador de Rio das Pedras, e pessoa atuante na área social, e de ensino com pré-vestibular em outros bairros há mais de 20 anos, de levar um pré-vestibular aos moradores da comunidade de Rio das Pedras.
Paulinho então convidou mais quatro ex-alunos de pré-vestibulares e amigos para desenvolver com ele o projeto. A ideia era levar aos jovens um maior acesso ao conhecimento, e assim estimular sua entrada em faculdades públicas.
Além disso, segundo os organizadores do projeto, também havia um desejo de semear a vontade dos que não estudam há muitos anos de retomarem lugares e cadeiras na sociedade, sabendo que é possível.
Outro desejo dos fundadores do projeto era viabilizar sonhos através do saber e conhecimento, e assim tentar modificar a realidade das pessoas a sua volta, concedendo a elas oportunidade.
Atualmente o Pré-Vestibular atende moradores de Rio das Pedras e adjacências, de qualquer idade, a partir do 3º ano do Ensino médio, ou que já tenham completado o ensino médio, sem distinção de idade, principalmente oriundos de escolas públicas.
As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18h40 às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h. A equipe de voluntários conta com 34 pessoas. E as inscrições para se tornar aluno do projeto se iniciam sempre no mês de dezembro de cada ano.
Além de ajuda com voluntários, o projeto também precisa de doações de material básico de limpeza, máquina de xerox, computador, a organização da iniciativa também sonha em conseguir um espaço maior para ampliarem suas atividades e construírem uma biblioteca para os alunos.
Você pode entrar em contato com o Pré-Vestibular Social Prof. José Azevedo Tiúba através do email: prevestibulartiuba@gmail.com, ou pelo Facebook clicando aqui.
Preparatório Construindo o Saber
O Preparatório Construindo o Saber, se iniciou a partir da ideia de um grupo de jovens universitários de democratizar oportunidades tendo a educação como base. Em 2006, o projeto teve início oferecendo reforço escolar para alunos de ensino médio interessados em ingressar em universidades.
Após o começo dos trabalhos com alunos de ensino médio, o atendimento foi estendido para alunos de ensino fundamental. O que motivou os idealizadores do projeto foi a meta de aproximar estudantes de escolas públicas, moradores de periferias das universidades.
O trabalho atual oferece pré-vestibular para jovens e adultos que desejam ingressar em universidades, e pré-técnico para adolescentes que pretendem ingressar em escolas técnicas.
As atividades são desenvolvidas com dois focos, sendo o principal deles, a formação de agentes de transformação social, capazes de multiplicar os benefícios sociais e de se tornarem exemplos de superação, cidadania e valores.
O segundo objetivo visa levar conhecimento aos alunos, e apoio necessário para que eles consigam prestar vestibulares com condições de serem aprovados onde quiserem. Por isso, a maioria dos professores, monitores e inspetores são ex-alunos e universitários.
Segundo a organização do projeto, nesses quase 20 anos, cerca de 500 alunos ingressaram em escolas técnicas e universidades. Só no ano de 2020, cerca de 30 alunos foram aprovados, além dos inúmeros ex-alunos que retornam ao projeto como voluntários.
Podem participar do projeto como alunos, para pré-vestibular, jovens e adultos que já tenham concluído o ensino médio ou estejam terminando, e para turmas do pré-técnico, adolescentes que estejam terminando o ensino fundamental.
E segundo os coordenadores do projeto, podem ser voluntários da iniciativa, universitários com vontade de mudar o mundo através da educação, sejam ex-alunos ou não, além do público em geral, mesmo não formado, que pode ajudar em diversas atividades.
Para manter o sonho de ajudar as pessoas em funcionamento, o Projeto Construindo o Saber precisa arrecadar uma taxa de matrícula para suprir alguns custos durante o ano, além disso, a iniciativa está em busca de novos voluntários.
Neste ano a maior necessidade do projeto é a busca de voluntários para a equipe de comunicação (Mídias Sociais e Comunicação Social), Inspetoria (cargo que não precisa de nenhuma formação específica), e professores de Química, Física, Matemática e História.
Comments