top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Defensoria Pública faz mutirão para ajudar pais que não conseguiram vagas em creches do município


Na imagem podemos ver uma criança de aproximadamente 1 ano, no colo de uma mulher, a criança e a mulher estão sorrindo enquanto um homem brinca com a criança mostrando a ela um patinho de borracha.

Ação acontece amanhã (4) na Taquara, interessados devem agendar atendimento por telefone ou aplicativo.

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai realizar amanhã (04/03) um mutirão de atendimentos, das 9h às 15h, na unidade da Taquara, zona oeste da cidade, para ajudar pais e responsáveis que não conseguiram vagas em creches do município.

 
 

Ainda neste mês de março, devem ser realizados mutirões, em unidades diferentes, todos os fins de semana, sempre aos sábados, de 9h às 15h. Veja o calendário no fim da matéria.


Durante os mutirões, os defensores vão atender responsáveis de crianças com até 5 anos de idade. Para participar, os interessados devem realizar um agendamento pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria, pelo telefone (129) ou aplicativo.


Segundo o órgão, o objetivo do agendamento é evitar espera em filas, e somente serão atendidas as pessoas que realizaram agendamento prévio através dos canais oficiais da Defensoria do Rio disponíveis de segunda a sexta, das 9h às 18h.


A Agência Lume falou sobre reclamação das mães de Rio das Pedras e região, por não conseguirem vagas. Leia aqui: https://www.agencialume.com/post/maes


Segundo a Defensoria Pública, todos os anos, é alta a procura na Defensoria de famílias que enfrentam dificuldades para conseguir vagas em creches para seus filhos. Apenas o Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Jacarepaguá já tem agendadas para esse ano 153 solicitações referentes a creche.


Os núcleos de Campo Grande, Bangu e Santa Cruz somam 52 marcações. Os órgãos da Defensoria no restante da cidade receberam para 2023, até o momento, 69 pedidos de atendimento por falta de vaga em creche.


Em fevereiro e março de 2019, o Defensoria em Ação realizou mutirão para vagas em creche no município do Rio, no qual foram atendidas 1144 pessoas em cinco dias. Para Isabela Monteiro Menezes, coordenadora-geral de Programas Institucionais, os locais escolhidos para esses mutirões escolhidos tem como base a demanda por vagas:

"Fizemos uma filtragem dos bairros mais críticos e montamos uma agenda estratégica para suprir essa carência."

O órgão também destaca que durante os mutirões, os casos serão analisados e, para cada criança com até cinco anos incompletos fora da rede municipal de ensino, a equipe do Defensoria Pública vai ingressar com uma ação na Justiça cobrando o cumprimento do preceito constitucional.


A Defensoria afirmou ainda que é dever do Estado garantir a educação infantil em creche e pré-escola, tese reiterada pelo Supremo Tribunal Federal em setembro do ano passado.

 
 

Em caso de demora ou não cumprimento, os pais ou responsáveis podem voltar o contato à Defensoria Pública e requerer a execução do pedido na rede pública ou em uma creche privada conveniada.


A Defensoria também realiza atendimentos relacionados as demandas por creche por meio dos núcleos de primeiro atendimento, nos canais oficiais da instituição.


Calendário de mutirões:

Unidade Taquara: Dias 04, 11 e 25/03 - Endereço: Sede da DPRJ em Jacarepaguá - Rua Professora Francisca Piragibe, 80 - prédio anexo ao Fórum da Taquara - Anexo I (ao lado da 32ª Delegacia). (também será atendidas demandas de Bangu).


Unidade Campo Grande: Dia 11/03 - Endereço: Edifício Business Completo - Av. Maria Teresa, 75 - 4º andar. (também serão encaminhadas também as solicitações de Santa Cruz).


Unidade Centro: Dia 18/03 - Endereço: Av. Marechal Câmara, 314. (que concentrará os atendimentos de pessoas moradoras nos demais bairros da cidade).


Conteúdo Publicitário

bottom of page