• Fernanda Calé

Prazo para fechamento do cadastro eleitoral termina em maio


Foto: Agência Lume.

Não será mais possível solicitar primeira via do título, transferência ou revisão eleitoral para atualizar dados dentre outros serviços.

 


 

Acabará me dois meses, no dia 04 de maio, o prazo para revisar os dados do título eleitoral, regularizar a situação de cancelado da inscrição eleitoral , solicitar transferência ou mesmo solicitar a primeira via do documento para votar nas Eleições 2022.


O procedimento de revisão de dados pode ser solicitado pela internet, no sistema Título Net, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A data é definida pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) é muito importante que as eleitoras e eleitores não deixem para os últimos dias, quando a procura pelos serviços aumentar bastante e pode haver congestionamento de acessos ao site.


As eleições em 2022 são para os cargos dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senador e presidente da República. A votação em primeiro turno irá ocorrer no dia 2 de outubro, e o segundo, se houver, em 30 de outubro.


A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazê-lo. Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, ainda não está sendo realizada pela Justiça Eleitoral. Contudo, outros débitos devem ser regularizados.

 

Conteúdo Publicitário