top of page
  • Foto do escritorRafael Rodrigues

Moradores realizam nova pedalada na Freguesia



Ciclistas reivindicam melhoras da malha cicloviária da região.

 

Será realizada neste domingo, dia 7/11, mais uma pedalada em defesa das ciclovias da região. Organizada pela Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF), a pedalada tem como objetivo continuar a chamar a atenção das pessoas da região e das autoridades para a defesa e expansão da malha cicloviária de Jacarepaguá.


A pedalada tem como ponto de partida o Rio Office Mall, antigo Rio Shopping, e a concentração está programada para às 9h da manhã, com saída às 9h30. Veja abaixo o roteiro completo da pedalada:


Roteiro:

Início no estacionamento do Rio Office Mall (concentração)

Estr. de Jacarepaguá

Rua Tirol

Rua comandante Rubens Silva

Estrada dos Três Rios

Final no estacionamento do Rio Office Mall


Imagem: Divulgação AMAF.

A AMAF declarou que conta com o apoio dos órgãos públicos para garantir a segurança dos participantes. Além disso, a organização lembrou que as medidas de distanciamento e o uso de máscaras são extremamente necessários para a realização da manifestação.

 

Continua depois da publicidade


 

A Agência Lume entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes perguntando sobre os atuais projetos de expansão das ciclovias na região e foi respondido que a Prefeitura tem trabalhado internamente sobre o Plano Cicloviário e durante a fase externa do projeto, que está prevista para o próximo ano, haverá a oportunidade de revisões e ajustes na rede proposta.


No dia 22 de setembro deste ano, quando foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro, os moradores da região também fizeram uma pedalada para cobrar mais cliclovias, além da manutenção e cuidado das ciclovias já existentes.

 

Continua depois da publicidade


 

No mesmo dia a prefeitura havia publicado no Diário Oficial do Município o decreto nº45.781 do prefeito Eduardo Paes que institui o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município do Rio de Janeiro, que dentre outros pontos alertava para a necessidade de ampliação da oferta de infraestrutura cicloviária que inclui ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e estacionamento de bicicletas, para promover a conectividade segura aos centros de bairros, aos grandes equipamentos urbanos e estações de Rede Estrutural de Transportes.


O plano apresentado em setembro tem um prazo de 360 dias para a sua conclusão, e os moradores e ciclistas da Freguesia e outras regiões de Jacarepaguá tem acompanhado de perto esse novo projeto.

 


Conteúdo Publicitário

bottom of page