top of page
  • Foto do escritorDouglas Teixeira

Mistério no trem: Assassinato no Expresso do Oriente


O livro, com a capa bege com o desenho de um trem soltando fumaça vermelha com o nome da autora "Agatha Christie" e o título "Assassinato no Expresso do Oriente".
Foto: Agência Lume

Lançado em 1934, Assassinato no Expresso do Oriente é uma das obras primas de Agatha Christie.

 
 

Com mais de 100 obras publicadas, entre livros, contos e peças de teatro, Agatha Christie é considerada, até hoje, a rainha do crime. Assassinato no Expresso do Oriente conta mais um caso do célebre Hercule Poirot, o detetive Belga que aparece em mais de 40 livros da autora.


O livro começa com o detetive em Alepo, na Síria, embarcando no Expresso Tauro à caminho de Istambul. E em um intervalo nesta viagem, ele se hospeda no Hotel Tokatlian, onde recebe um telegrama o convocando à retornar para Londres, com urgência.


E é na correria da urgência que ele embarca no primeiro trem disponível: o Expresso do Oriente. Incomumente para o mês de dezembro, o trem está praticamente lotado, e Poirot só consegue uma cabine por conhecer Bouc, o diretor da Companhia Internacional Wagons-Lits.


Logo na primeira madrugada de viagem, uma nevasca acaba por obrigar o trem a parar. E na manhã seguinte, os passageiros são acordados com a notícia de que houve um assassinato à bordo: o Sr. Ratchett é encontrado morto, com diversas facadas pelo corpo.


Assassinato no Expresso do Oriente faz parte de um subgênero literário chamado "mistério do quarto fechado", onde o crime acontece num lugar isolado e inacessível, tornando assim todos os presentes suspeitos.


O crime é o ponto de partida para a história. Poirot, perspicaz como é, nota que a vítima não é quem diz ser: na verdade, trata-se de um sequestrador de crianças fugindo dos EUA, onde havia assassinado uma criança.


A autora então nos conduz em um enredo que apresenta os personagens, com todas as suas peculiaridades, descreve pistas e analisa fatos. É muito interessante acompanhar a mente do detetive funcionando até chegar no clímax da revelação do assassino.


Todas as personagens são brilhantemente descritas, todas tendo motivações bem reais para serem suspeitas. Agatha Christie mostra seu brilhantismo pelos capítulos, justificando o seu título de grande dama da literatura de mistérios.


O livro é indicado para pessoas à partir de 13 anos de idade.


Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

 

A foto é de Douglas Teixeira: um rapaz branco, com o cabelo castanho num corte baixo. Douglas está usando uma camiseta preta. O fundo da foto é branco.

Douglas Teixeira é publicitário e apaixonado por livros desde que aprendeu a ler. Além de escrever esta coluna, Douglas também é o Social Media e um dos fundadores da Agência Lume.








Conteúdo Publicitário

bottom of page