top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Lume nas Eleições: Veja quem recebeu os votos de Rio das Pedras no segundo turno

Atualizado: 5 de abr. de 2021


Dados disponibilizados pelo TSE mostram quem venceu nas seções da comunidade e em duas escolas próximas a região.

 

No último domingo (29/11), os eleitores da cidade do Rio de Janeiro voltaram as urnas para decidir quem seria o prefeito do município pelos próximos quatro anos. Na disputa Marcelo Crivella do Republicanos e Eduardo Paes do Democratas.


O resultado foi divulgado poucas horas depois do fechamento das urnas, e descobrimos que Eduardo Paes, ex-prefeito da cidade, foi o escolhido pelos cariocas para ser, a partir de primeiro de janeiro de 2021, o gestor do município.


E depois de todas as urnas apuradas e resultados divulgados, a Agência Lume quis saber se a opinião da cidade foi a mesma dada pelos eleitores de Rio das Pedras. Para isso calculamos os dados de cada local de votação da comunidade, e de mais duas escolas próximas de Rio das Pedras, que ficam localizadas no bairro do Anil.


Quando calculados todos os dados, percebemos que nossa região não divergiu em nada dos outros bairros do Rio de Janeiro. Em Rio das Pedras, Eduardo Paes liderou o número de votos em todas as 10 escolas analisadas, e obteve um total de 23.907 votos válidos.


Já Marcelo Crivella, obteve um total de 8.076 votos válidos, e foi o segundo colocado em todos os locais de votação. Porém, as abstenções e faltas foram maiores do que os votos recebidos pelo candidato do Republicanos, e chegaram muito perto dos números de Eduardo Paes.


Brancos somaram 2.029, nulos somaram 3.302 e faltosos foram 15.503. Somando os números chegamos a uma quantidade expressiva de 20.834 eleitores que escolheram não opinar nesse segundo turno, ou não puderam, no caso dos faltosos por motivos de saúde. No primeiro turno, 19.954 eleitores não opinaram.


Veja no gráfico a baixo:





Metodologia:


No levantamento apresentado a Agência Lume analisou os resultados da votação registrados pelo TSE e disponibilizados no site do próprio Tribunal Superior Eleitoral, você pode ter acesso clicando aqui.


No levantamento foram utilizados os dados das seções eleitorais presentes em oito escolas de Rio das Pedras e duas escolas do bairro do Anil, são elas:


  • Rio das Pedras:

Caic Euclides da Cunha.

Ciep Professor Lauro de Oliveira Lima.

Ciep Governador Roberto da Silveira.

Escola Municipal Claudio Besserman Vianna (Bussunda).

Escola Municipal Jorge Amado.

Escola Municipal Adalgisa Monteiro.

Escola Municipal Rio das Pedras.

Escola Municipal Professora Marisa Vargas Menezes.

  • Anil:

Escola Municipal Victor Hugo.

Escola Municipal Octavio Frias De Oliveira.


Critério utilizado para escolha dos locais de votação citados no levantamento:


O critério utilizado para escolha dos locais de votação se baseia nas escolas as quais os moradores de Rio das Pedras votam ou poderiam votar. As escolas Victor Hugo e Octavio Frias não estão localizadas em Rio das Pedras, porém estão geograficamente muito próximas a comunidade, o que faz com que muitos moradores de Rio das Pedras também votem nesses locais.

Esse foi o critério utilizado não só para este levantamento, mas também para a cobertura da Agência Lume nas eleições 2020.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page