top of page
  • Foto do escritorRô Tavares

Lume nas Eleições: Suêd Haidar

Atualizado: 16 de nov de 2020



Veja as principais propostas apresentadas pela candidata a prefeitura pelo PMB na entrevista exibida ontem (03/11) pela Agência Lume.

 

No sétimo dia de entrevistas exibidas pela Agência Lume, os eleitores puderam acompanhar as propostas de Suêd Haidar, candidata a prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Presidente nacional e fundadora do PMB, Suêd Haidar disputou em 2018 uma vaga como deputada federal, e nessas eleições tenta pela primeira vez um cargo no poder executivo. A candidata a vice na chapa é Jessica Rabello Guimarães.

Na entrevista a candidata apresentou seu planos de governo para a cidade e defende a criação de creches comunitárias com horários estendidos para as mães poderem trabalhar com tranquilidade.


"Eu sei das necessidades reais da mulher que necessita deixar seus filhos com garantia, com segurança, que é nos espaços públicos, que são as creches, principalmente as creches comunitárias que ficam assentada dentro das comunidades."
 

Veja os principais pontos abordados por Suêd Haidar durante a conversa:

  • Educação: Será criado um aplicativo para acompanhar o dia a dia dos seus filhos.

Quando perguntada sobre as vagas de creches em nossa região, a candidata falou sobre criar novos espaços, um prédio ou uma casa em desuso, que comporte as crianças e que possam ser alugados pela prefeitura, tendo fiscalização e manutenção e com isso abrir novos espaços, para acolher todas as crianças, pois a demanda de creche é muito grande:


"Nosso programa tá sendo construído com a participação popular. Nós vamos adotar o desejo de todas as mulheres. A nossa creche, vai abrir 6:35 da manhã, a mamãe, o papai, a titia, o titio, a vovó, o vovô, vai lá pegar a sua criança às 19 horas da noite."
"E também as nossas creches terão o meu sistema de educação, da nossa juventude, cada mãe receberá um chip para poder acompanhar, terá um aplicativo para acompanhar o dia a dia dos seus filhos. É muito interessante, isso nós vamos fazer, porque só nós mulheres, eu sei a necessidade, porque a necessidade de uma mulher ter os seus filhos na creche, eu sei a necessidade da questão da educação, eu sou oriunda desse sistema, eu venho de lá e é por isso que eu como Prefeita, terei condições de fazer."
  • Mobilidade Urbana: Nós iremos regularizar todos os profissionais das áreas informais.

Perguntamos a candidata sobre o crescente aumento das profissões informais e como poderá ser regularizada essas áreas de trabalho, Suêd falou sobre a importância de reconhecer todos esses profissionais, as pessoas não podem viver no achismo sem saber se são ou não trabalhadores:


"No meu governo, nós iremos regularizar todos os profissionais das áreas informais, dos aplicativos, trabalhadora, trabalhador, tem que ter o seu reconhecimento, nós não podemos fazer de vista grossa e deixar com que a maioria da população do munícipe aqui, de qualquer canto da cidade, do Rio de Janeiro, principalmente os trabalhadores das nossas comunidades, das minhas queridas favelas, nós não podemos deixar com essa dúvida, será que eu sou trabalhador, não sou. Então, nós iremos regularizar a situação iremos rever toda situação também da informalidade, dos nossos camelôs que são trabalhadores, né? Os nossos jovens, homens e mulheres que estão aí trabalhando também de todas as formas com os seus aplicativos, nós temos que dialogar, ver o que é melhor para todos e regularizar a situação das pessoas."
  • Saúde: Quando se fala de lixo, se fala da questão da saúde.

Sobre o tema saúde, Suêd Haidar falou da necessidade de existir uma coleta regular, do lixo ser recolhido porta a porta, do diálogo com a comunidade e da necessidade de um trabalho educativo com a população:


"No meu governo aquilo que eu já participei lá atrás, que é a coleta e com os próprios garis comunitários que já funcionou. Hoje não funciona mais, por quê? O que deveriam fazer, um trabalho coletivo com a comunidade, um trabalho associativo, com as associações de moradores, associações de mulheres, todas as associações, as organizações sociais daquela localidade, né? Para podermos fazer um trabalho de prevenção, quando se fala de lixo, se fala da questão da saúde, estamos fazendo preventivo da saúde, estamos fazendo o preventivo também de uma coisa que ainda é muito presente ai em Rio das Pedras, que é a questão do saneamento básico. Então, quando você fala do lixo, você está falando, do direito, do respeito que as pessoas tem que ter, o direito do saneamento básico de qualidade."
"Os nossos canais estão todos obstruídos aí dentro, a coleta de lixo não é feito um trabalho junto com a população, porque, deixam pra lá, não podem fazer. Por que que eles não podem fazer? porque o sistema de corrupção não deixa. E aqui na nossa gestão, nós vamos ter condição de fazer porque nós vamos fazer uma gestão com transparência."

Confira abaixo a entrevista completa com a candidata Suêd Haidar:



Conteúdo Publicitário

bottom of page