• Wellington Melo

Lume nas eleições: Clarissa Garotinho

Atualizado: 16 de nov. de 2020



Veja as principais propostas feitas pela candidata na entrevista concedida ontem (04/11) para a Agência Lume.

 

Dando continuidade ao projeto Lume nas Eleições, projeto da Agência Lume que está fazendo a cobertura das eleições 2020, os eleitores puderam assistir na noite desta quarta-feira (04/11), a entrevista feita com a candidata a prefeitura do Rio de Janeiro Clarissa Garotinho, do Pros.

Atualmente como deputada federal, Clarissa foi a oitava entrevistada de uma série de 10 entrevistas que serão exibidas pela Agência Lume até a próxima sexta-feira dia 06/11. Vale lembrar que alguns candidatos ao cargo de prefeito do Rio não puderam dar entrevista para a Agência Lume por questões de agenda.

Ontem Clarissa, que concorre a primeira vez a um cargo no poder executivo, respondeu as perguntas sobre mobilidade urbana, saúde e educação, e quais propostas teria para o Rio das Pedras e região.

Um dos principais projetos que Clarissa Garotinho pretende implementar, caso eleita, seria revitalizar a Lagoa de Jacarepaguá, transformando-a em um ponto turístico:

A gente precisa oferecer a construção de um grande parque natural nas lagoas de Jacarepaguá. Teria recursos da iniciativa privada, investindo na limpeza das lagoas, na despoluição da lagoa e ainda poderíamos tornar esse atrativo um parque natural, um atrativo que pudesse ser mais um ponto turístico da nossa cidade.
 

Veja alguns pontos abordados pela candidata durante a conversa:

  • Saúde: Resolver o problema do lixo e zerar a fila do SISREG

A candidata falou sobre uma possível retomada do projeto "gari comunitário", além de melhorar as lixeiras da cidade que, segundo ela, são insuficientes. Clarissa também pretende zerar a fila do SISREG, implementando um turno extra de cirurgias, para a fila andar mais rápido:

Tem que ter caçambas maiores, lixeiras maiores que essas lixeiras que a gente tem na cidade, que são uma vergonha. Lixeiras pequenas, que não chega nem na hora do almoço e elas já estão transbordando.
A fila do SISREG é uma humilhação para a população, eu vou acabar com essa humilhação das pessoas ficarem cinco anos aguardando uma posição para conseguir fazer a cirurgia na fila do SISREG. E como é que nós vamos fazer isso? Implementando um turno extra das cirurgias, para a fila andar mais rápido. E acabar com aquele jeitinho que muito político quer dar para ganhar voto. Usam a saúde das pessoas pra ganhar um voto lá na frente. Isso tem que acabar!

  • Educação: Acabar com o déficit de vagas nas creches municipais.

Além de aumentar as vagas em creches municipais, a candidata falou sobre acabar com a distância existente entre os ensinos da rede pública e da rede particular:


São 32 mil crianças que não tem vaga nas creches. Lugar de criança na escola e isso também é muito importante pras mães que precisam sair pra trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos. Por que que as crianças da rede particular continuaram conseguindo aprender, mesmo com todas as dificuldades, e as crianças da rede pública tiveram praticamente um ano perdido? Então, eu não quero que essa injustiça permaneça! Por isso mesmo, como prefeita, eu vou fazer com que cada criança tenha acesso a um tablet educacional, com acesso à internet para que situações como essa não se repitam e para que as crianças possam acessar as novas tecnologias.

  • Mobilidade Urbana: BRT, transporte alternativo e melhorias dos bairros.

Sobre a mobilidade urbana, a candidata enfatizou em melhorar o BRT e aumentar sua frota. Além de outros pontos como: melhorar o transporte alternativo e revitalização dos bairros, para deixar a população mais segura.


Precisamos também legalizar o transporte alternativo, isso é muito importante, porque quem vive, principalmente nas comunidades, sabe do que eu estou falando, se não são as vans, as pessoas não conseguem muitas vezes se locomover dentro da cidade do Rio.
Os bairros, eles tem que ter vida, os bairros tem que ter comércio, os bairros tem que ter área de lazer e quando os bairros tem vida, a gente traz inclusive mais segurança pro cidadão. Então, é isso que a gente tem que fazer, resgatar a centralidade dos bairros, revitalizar os bairros e trazer vida aos bairros cariocas. Não apenas na região de Jacarepaguá, mas em toda cidade do Rio de Janeiro.

Abaixo você pode assistir a entrevista completa com a candidata.


 




Conteúdo Publicitário