top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Lume nas Eleições: Benedita da Silva

Atualizado: 16 de nov. de 2020


Veja as principais propostas apresentadas pela candidata em entrevista exibida ontem (30/10) pela Agência Lume.

 

Benedita da Silva, candidata do PT a prefeitura do Rio de Janeiro foi a terceira entrevistada pela Agência Lume, a candidata que já foi governadora do estado do Rio de Janeiro, ministra, deputada federal, senadora e que começou na vida pública como vereadora, tenta desta vez governar a cidade pelos próximo quatro anos.

Durante a entrevista, Benedita, falou sobre seu histórico de defesa das minorias, sua origem, sobre sua caminhada na vida pública, e de seu plano de governo para cidade:

"Benedita da Silva, tem 78 anos. Benedita da Silva tem 40 anos de vida pública. Benedita da Silva morou 57 anos da sua vida na favela. Benedita da Silva teve em toda a sua trajetória política essas bandeira da defesa dos trabalhadores, das trabalhadoras, dos mais pobres, das favelas, das mulheres, dos negros, dos nossos adolescentes."

A candidata tem como vice na chapa Enfermeira Rejane do PCdoB.

 

Veja os principais pontos abordados pela candidata durante a entrevista:


  • Educação: Diminuir a desigualdade entre o ensino público e o privado.

Quando perguntada sobre os planos para a retomada da educação Benedita da Silva disse que a situação do ensino já estava ficando precária, e que é preciso pensar na segurança dos alunos na volta às aulas:

preciso que a gente diminua, né, essa desigualdade existente entre uma criança que estuda numa escola particular e uma criança que estuda num colégio público. Com essa pandemia as crianças tiveram que ficar em casa, e as do colégio público foram as mais prejudicadas pelo fato de que são crianças pobres que não tinham os equipamentos necessários para que elas pudessem ter o ensino à distância, né, na remota. E isso vem prejudicá-la, é evidente. O que nós queremos fazer, é ter segurança de que elas estarão realmente protegidas na abertura das aulas no ano que vem, que não acreditamos que esse ano possa se fazer alguma coisa"
  • Mobilidade urbana: Barca entre Rio das Pedras e Jardim Oceânico.

No fim da entrevista Benedita da Silva aproveitou para falar um pouco sobre propostas e projetos que não teve oportunidade de abordar durante a conversa, dentre eles falou sobre a possibilidade de se implantar um transporte pela lagoa ligando Rio das Pedras a Barra:

"...nós vamos ligar, né, ligação que o prefeito Crivella prometeu e não cumpriu, e eu quero fazer esse estudo, de barca entre o Rio das Pedras e o Jardim Oceânico e o metrô."
  • Saúde: Prefeitura, Comlurb e Cedae trabalhando juntos pelo saneamento.

Quando perguntada sobre a questão do lixo, problema recorrente nas comunidades de nossa região, a candidata falou sobre a questão estar diretamente ligada ao saneamento básico, e que isso foi um desafio para diversos gestores.

"A situação de Rio das Pedras, aí do entorno, é uma situação que já vem de vários outros gestores e que não se consegue, por que? Porque o elemento da questão do lixo ele faz parte do saneamento, o saneamento inexistente né, então nós precisamos trabalhar em conjunto, tanto a Comlurb, quanto a Cedae, onde a Cedae tem obrigação de sanear o rio! É importante despoluir a lagoa da Barra, que tem potencial turístico né, e Rio das Pedras fica à margem? Não, nós tem que fazer."

Abaixo você pode assistir a entrevista completa com a candidata:





Conteúdo Publicitário

bottom of page