top of page
  • Foto do escritorDouglas Teixeira

Lume na Bienal: oito livros pra você ficar de olho no evento


A imagem mostra uma pilha de livros colocados na horizontal sobre uma mesa com uma toalha azul. Ao fundo, uma cortina branca onde um pouco de luz do sol entra.
Kit de livros da Editora Record recebido pela Agência Lume. / Foto: Douglas Teixeira/Agência Lume

A Bienal do Livro do Rio começa no dia 1º de setembro, próxima sexta.


O maior evento literário do país está chegando! A Bienal do Livro do Rio acontece do dia 1º ao dia 10 de setembro no RioCentro. Entre mesas, estandes, conversas e sessões de autógrafos com autores, a festa da literatura promete uma linda comemoração dos 40 anos de sua história.

 

Esse ano, além da cobertura no local, a equipe da Lume recebeu um kit do Grupo Editorial Record com vários livros de autores que estarão presentes no evento. Foram escolhidos oito livros de autores brasileiros que vão da literatura jovem até a ficção para adultos.


E como aqui na Lume a gente gosta de democratizar a cultura, preparamos uma coluna toda especial com um pequeno resumo de cada livro que recebemos. E aí, nos vemos na Bienal? Confira:



Livro "As Vantagens de Ser Você" segurado por uma mão branca. Ao fundo, uma cortina branca com um sol fraco entrando pela janela.

As Vantagens de Ser Você - Ray Tavares


Em As Vantagens de ser Você, Ray Tavares nos apresenta a história de Ana: jovem de 24 anos que está em crise! Suas vidas profissional e amorosa estão indo pelo ralo e o sonho de ser escritora está cada vez mais distante.


E é em meio a essa crise que ela decide comprar o livro de autoajuda Você Só Será F*da Quando Se Sentir F*da. E com o livro em mãos ela encontra Bárbara, sua crush.


Acontece que Bárbara está organizando o retiro do autor do livro no Jalapão, convida Ana para o evento.


E como Ana não tem mais nada a perder, ela resolve embarcar na viagem em uma tentativa de se sentir f*da e, quem sabe, conquistar o amor da sua vida. Afinal, o que mais pode dar errado?



Livros "Luzes do Norte" e "Sombras do Sul" segurados por uma mão branca. Ao fundo, uma cortina branca com um sol fraco entrando pela janela.

Luzes do Norte e Sombras do Sul - Giulianna Domingues


Em uma duologia espetacular, Giulianna Domingues nos apresenta, começando por Luzes do Norte, o mundo fantástico de Nuremsalem, onde nem tudo é exatamente o que parece. Entre ursos, florestas e mistérios, Dimitria tem apenas uma missão: proteger Aurora. O que Dimitria não contava era que a proximidade e a amizade com Aurora fosse evoluir para um sentimento maior e mais profundo.


O livro é leve e muito envolvente: é uma releitura sáfica dos mitos do lobisomem e aborda questões como relacionamentos, amizade e família.


Já em Sombras do Sul, conclusão da série, uma maldição faz com que Aurora e Dimitria deixem Nuremsalem procurando respostas no sul. E com ameaça de perigo à felicidade das duas, caçadora e princesa devem decidir até onde estão dispostas a ir para salvar o futuro de seu relacionamento.



Livro "Nunca vi a Chuva" segurado por uma mão branca. Ao fundo, uma cortina branca com um sol fraco entrando pela janela.

Nunca vi a Chuva - Stefano Volp


Escrito em forma de diário, Nunca vi a Chuva conta a história de dois irmãos gêmeos que não se conhecem por terem sido adotados por duas famílias de diferentes locais e classes sociais: Lucas foi adotado por uma família rica, em Portugal, e Rafael, adotado por uma família simples no interior do Rio de Janeiro.


Quando Lucas está prestes a se suicidar, ele conhece o canal de vídeos de Rafael, um rapaz que é idêntico a ele, com a diferença de ser deficiente visual, mas que ele não fazia ideia que existia. Decidido a entender o que liga ele à Rafael, Lucas foge para o Rio de Janeiro.


Nunca vi a chuva tem um enredo intimista que relata com profundidade a descoberta de um jovem do seu caminho e do seu lugar no mundo. É um texto sensível e necessário que fala sobre dramas familiares, depressão, superação, amadurecimento, amor e perdão.



Livro "O Beijo da Neve" segurado por uma mão branca. Ao fundo, uma cortina branca com um sol fraco entrando pela janela.

O beijo da Neve - Babi A. Sette


O Beijo da Neve conta a história de dois patinadores total e completamente diferentes: Nina, uma jovem solar e alegre e Elyan, um rapaz frio e introspectivo, que desapareceu por cinco anos, após a morte trágica de sua parceira no esporte.


A história começa a se movimentar quando Elyan convida Nina para ser sua parceira na competição. O que ele não sabe é que ela, quando adolescente, nutria uma paixão platônica por ele.  


Entre fascinantes auroras boreais, um castelo mal-assombrado e as pistas de patinação, eles enfrentam obstáculos, medos e sentimentos contraditórios. E tentam provar que a paixão — pela patinação e quem sabe por alguém que está bem ao lado — supera qualquer adversidade. 



Livros "Querido Ex" e "Maldito Ex" segurados por uma mão branca. Ao fundo, uma cortina branca com um sol fraco entrando pela janela.

Querido Ex e Maldito Ex - Juan Jullian


Mais uma dobradinha, dessa vez do Juan Jullian, autor carioca (e morador de Jacarepaguá, hein!). Em Querido Ex, conhecemos, através de cartas para o ex-namorado, a história do Querido Ex. Ele conta em tom informal, tudo o que sofreu na mão de Tiago, que ficou milionário e virou uma subcelebridade após o término.


Maldito Ex é, além da versão de Tiago para os acontecimentos do primeiro livro, uma expansão do universo criado por Juan, onde conhecemos novos personagens, lemos novos fatos que se conectam e complementam a história de Querido Ex.


Os dois livros mostram que, dependendo da ótica, podemos dar razão à uma pessoa ou à outra; e que no fim, cada um tem a sua verdade, dependendo da sua interpretação dos fatos. O autor nos conduz muito bem através das duas narrativas para que possamos tirar nossas próprias conclusões.



Livro "Tudo é Rio" segurado por uma mão branca. Ao fundo, uma cortina branca com um sol fraco entrando pela janela.

Tudo é Rio - Carla Madeira


Em Tudo é Rio, Carla Madeira nos apresenta uma história poética com personagens ricos e muito particulares: Dalva, Venâncio e Lucy. Acompanhamos os acontecimentos das vidas deles desde a infância, o que cria um contexto para entendermos suas ações no decorrer da trama.


Dalva e Venâncio se apaixonam, se casam e têm um filho, mas o destino cria uma tragédia que muda a vida de ambos. E é aí que a história deles se entrelaça com a de Lucy, que tornou-se a prostituta mais requisitada da cidade.


Carla cria um triângulo amoroso, que poderia até ser clichê, mas que foge de um lugar-comum na narrativa precisa e sem excessos da autora. Tudo é Rio mostra que não há como voltar na vida, ela tem um curso, e é pra frente.


E aí, se interessou por algum dos títulos? Se liga nessa lista especial que a nossa equipe preparou para você comprar qualquer um deles: é só clicar aqui!


E para conferir a programação completa da Bienal do Rio, confira o site do evento, clicando aqui.

 
A foto é de Douglas Teixeira: um rapaz branco, com o cabelo castanho num corte baixo, ele usa uma camisa marrom, brincos nas orelhas e um piercing no nariz. O fundo da foto é cinza.

Douglas Teixeira é publicitário e apaixonado por livros desde que aprendeu a ler. Além de escrever esta coluna, Douglas também é o Social Media e um dos fundadores da Agência Lume.







Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page