top of page
  • Foto do escritorDouglas Teixeira

Lume na Bienal: o que rolou nesses 10 dias de evento?

Atualizado: 30 de set. de 2023


Letreiro colorido escrito "Bienal do Livro Rio 2023 - 40 anos", no alto, um coelho azul gigante.
Entrada principal do evento. | Foto: Douglas Teixeira/Agência Lume.

A Agência Lume esteve presente em três dias e te mostrou tudinho lá nas nossas redes sociais.

 

A edição de 2023 marcou a comemoração de 40 anos da Bienal do Livro, e a festa literária foi em grande estilo: foram mais de 300 convidados, 200 horas de conteúdo e mais de 500 marcas presentes nos três pavilhões do Riocentro.



A Bienal do Livro volta, mais uma vez, ao Rio de Janeiro trazendo discussões importantes que vão muito além do livro. Painéis, encontros, mesas... Tudo com bastante interação do público apaixonado por contar e ouvir histórias.


Um dos pontos altos da Bienal é a democratização do acesso à cultura, e esse ano não foi diferente. Em todos os corredores era possível ver alunos de escolas públicas municipais e estaduais transitando, conhecendo e consumindo literatura.


Além dos estandes das editoras, um mais criativo que o outro, também haviam diversos espaços interativos e instagramáveis, personagens percorrendo as ruas do evento e tirando fotos com o público.


Nossa equipe esteve presente em três dias do evento, e é claro, mostramos tudo o que estava rolando nos nossos stories das redes sociais. No primeiro dia, além de mostrar o movimento nos pavilhões, focamos em registrar as promoções em diversos estandes da Bienal.


E quem foi a Bienal procurando preço baixo aproveitou! Em praticamente todos os estandes que visitamos havia pelo menos um expositor de saldos. Além disso, em um grande estande haviam promoções de inúmeros títulos de variadas editoras, todos por R$ 20,00, e com promoção de 3 por R$ 50,00!


Turma da Mônica

Já no domingo, dia 3 de setembro, nossos representantes nos mostraram um pouco do que foi a experiência de receber o autógrafo de Maurício de Sousa, o pai da Mônica, que comemorou seus 60 anos nesta edição da Bienal.

Fernanda Calé e Messias Ferreira, da Agência Lume, conhecendo Maurício de Sousa. | Foto: Arquivo Pessoal.

Uma das personagens mais querida do Brasil, Mônica celebrou os 60 anos de existência levando para a Bienal espaços instagramáveis, a presença do Maurício de Sousa em diversos momentos da programação e 14 editoras parceiras com publicações da Turma.


Entrevista com autor

Na última sexta, estivemos no evento novamente, e dessa vez, entrevistando Luiz Antônio Simas, autor de livros como Crônicas exuísticas e estilhaços pelintras, Sonetos de biroscas e poemas de terreiro, e O corpo encantado das ruas.

Uma repórter segurando um microfone enquanto entrevista um  autor.
Fernada Calé entrevistando o autor Luiz Antônio Simas. | Foto: Isabella Ferri/Grupo Editorial Record

Na entrevista, conversamos sobre a identidade do morador de Jacarepaguá e como ele se difere dos demais cariocas. A primeira parte da entrevista com o autor já está disponível no nosso Instagram, você confere clicando aqui.


Café Literário

Também comparecemos ao Café Literário (que acabou virando o Botequim Literário) mediado pelo autor Luiz Antônio Simas. Na conversa que se desenrolou numa mesa de bar, temas como a construção histórica oral, o jeito carioca de ser, e o afeto que temos pela nossa cidade, foram temas de destaque.


Três homens e uma mulher, sentados à um mesa de bar, conversando enquanto comem coxinhas e bebem cerveja. Ao fundo, um letreiro preto escrito "Café Literário".
Da esq. para dir. Simas, Leandro Vieira, Luiz Rufino e Luiza Souza em seu "Botequim Literário". | Foto:: Douglas Teixeira/Agência Lume

Estiveram presentes na mesa, além de Simas, o carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, Leandro Vieira, o autor Luiz Rufino e a cozinheira e dona do Bar da Gema, Luiza Souza. Você confere a gravação do que rolou no café literário no canal da Bienal no YouTube.


Recorde de vendas

Como sempre, a Bienal do Livro atendeu todos os públicos e exaltou a literatura. Dentre encontros, estandes e editoras, o evento convidou os mais diversos autores e autoras, abrindo espaço para que todas as pessoas se sintam incluídas.


A edição desse ano bateu o recorde de vendas logo no primeiro final de semana, algumas editoras vendendo 120% a mais do que na última edição aqui na cidade, em 2021.


A Bienal do Livro mostra o motivo de ser tão importante para a cultura: o incentivo à leitura e a programação plural, abordando temas atuais e promovendo os mais interessantes encontros. A maior feira literária do pais segue empolgando e emocionando crianças, adolescentes e adultos a cada edição.


A equipe da Agência Lume já aguarda ansiosamente a próxima edição! Você que ainda não conferiu a nossa cobertura especial nas redes sociais, assista tudo clicando neste link.

 
A foto é de Douglas Teixeira: um rapaz branco, com o cabelo castanho num corte baixo, ele usa uma camisa marrom, brincos nas orelhas e um piercing no nariz. O fundo da foto é cinza.

Douglas Teixeira é publicitário e apaixonado por livros desde que aprendeu a ler. Além de escrever esta coluna, Douglas também é o Social Media e um dos fundadores da Agência Lume.





Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page