top of page
  • Foto do escritorAgência Lume

Lume Cheking: Falso médico teria trabalhado atendendo a pacientes em Rio das Pedras? Não é bem assim

Atualizado: 27 de ago. de 2021


Itamberg Saldanha, prestou serviços como médico do trabalho e esteve nas clínicas realizando exames admissionais nas equipes.

 

Nesta semana, após a prisão em flagrante de Itamberg Saldanha, o 'falso médico' que usava a identidade de outro profissional para atender a pacientes em diversas unidades de saúde, muitas informações começaram a ser divulgadas. Entre elas, a informação de que o 'falso médico' teria atendido a pacientes em duas Clínicas da Família de Rio das Pedras.

 

Continua depois da publicidade



As informações foram baseadas em postagens feitas pelo próprio Itamberg em redes sociais. Numa das fotos, o rapaz chega a marcar a localização "Clínica Da Família Rio Das Pedras" (veja na foto abaixo).


Reprodução: Redes Sociais.

Após receber informações de profissionais da região, que diziam que Itamberg, também conhecido como 'berg', não teria atendido aos moradores de Rio das Pedras, a Agência Lume resolveu então entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para entender que tipo de atendimento Itamberg, que na época se passava por Álvaro Pereira de Carvalho, teria prestado aos moradores comunidade.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não existem registros na rede e nem no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de que Itamberg Oliveira Saldanha ou Álvaro Pereira de Carvalho, identidade que também seria usada por ele, tenham trabalhado em unidades da rede municipal de saúde.

 

Continua depois da publicidade



Ainda segundo a SMS, em 2019, a OS que administrava a Atenção Primária na CAP 4.0 (Barra e Jacarepaguá), a CEP 28, fez atividades nas unidades com pessoas externas. As atividades eram voltadas aos funcionários e sem atendimento aos pacientes. Segundo a SMS, existem relatos de que Itamberg esteve presente em algumas dessas atividades.


Relatos de profissionais que atuam na região, e que procuraram a Lume confirmam a versão dada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo esses profissionais, Itamberg esteve nas clínicas fazendo exames admissionais em funcionários.


O 'falso médico' teria participado dos processos no período de troca de organização de saúde em 2019, e teria feito exames em profissionais das Clínicas da Família de Rio das Pedras, e de unidades municipais da saúde no Itanhangá e Vila da Paz.


Entretanto os profissionais que procuraram a Agência Lume são veementes em afirmar que Itamberg não atendeu aos moradores da comunidade nas ocasiões em que esteve nas unidades de saúde.


A Agência Lume procurou a OS CEP 28 que atualmente responde pelo nome 'Novo CEPP', para questionar se foi realmente a então CEP 28 que fez a contratação de Itamberg. Até o mento não recebemos nenhuma resposta.

 


Conteúdo Publicitário

bottom of page