• Fernanda Calé

Lume Cheking: Carne de cavalo estaria sendo vendida em Rio das Pedras? Fake!



Imagens de homens detidos ao lado de cavalos mortos tem sido compartilhadas junto com áudio que afirma que a venda estaria acontecendo também no Gardênia Azul.

 

Nesta semana a informação de que criminosos teriam sido presos ao serem pegos vendendo carne de cavalo como carne bovina em Rio das Pedras e no Gardênia Azul tem circulado nos grupos de mensagens.

 

Continua depois da publicidade


 

Imagens fortes são compartilhadas juntamente com um áudio onde um homem afirma que as prisões teriam acontecido próximo a região do "Guaravita" ou de Rio das Pedras. No áudio o homem afirma que os criminosos estavam usando embalagens de uma marca de carnes conhecida para embalar o material.

"...Eles estavam usando os sacos da Friboi, daqueles 'mercadinho' lá de dentro! Não tem esses mercadinhos que 'fica' aí por dentro, 'pequeno' aí na região? Tanto em Rio das Pedras como em Gardênia Azul?"

O homem continua a fala e afirma que um colega teria comprado a carne e desconfiado do preço:

"...'tava' um pouco a baixo, uns R$ 15,00 a baixo do mercado."

Após receber diversas mensagens de leitores preocupados com a situação a Agência Lume resolveu checar para saber se a informação era verdadeira ou se era apenas mais um fake circulando. Veja as imagens (atenção as imagens são fortes):


 

Continua depois da publicidade


 

Foi difícil localizar as informações, pelo conteúdo das imagens muitos sites de checagem acabaram escolhendo não publicá-las, isso dificultou as buscas. Entretanto conseguimos descobrir que a informação não passa de uma fake news reciclada, que já circula nas redes desde 2017.


O site de checagens Boatos.org já tinha desmentido essa mesma informação em novembro de 2017. E mostrado que essa mesma 'notícia' vinha sendo compartilhada em diversas regiões do país, a única coisa que mudava era a cidade em que a prisão havia acontecido.


Então de onde surgiram as fotos:

Em 13 de novembro de 2017, o jornalista Germán Dam publicou imagens da apreensão em seu Twitter. Quando vemos todas as fotos, e não apenas algumas, é possível perceber que quem fez a prisão foi a Guarda Nacional Bolivariana. É perceptível a diferença do uniforme da polícia, logo se vê que não foi uma prisão feita por policiais brasileiros. Jornais da Venezuela também noticiaram o caso.


Embalagens da Friboi:

Foto: reprodução redes sociais.

Ao fazer a análise do caso, a já citada matéria do site boatos.ogr constatou que as imagens de carnes com a embalagem da marca Friboi foram tiradas após um acidente com um caminhão da Friboi na cidade de Porto Ferreira (SP) em 2015. As imagens seriam de pessoas que teriam saqueado o caminhão após o acidente.

 

Continua depois da publicidade


 

Após a análise dos fatos concluímos que a informação de que criminosos teriam sido presos entre as regiões de Rio das Pedras e Gardênia Azul, após serem pegos vendendo carne de cavalo é completamente falsa e não passa de um fake repaginado que já circula nas redes desde 2017.


Você recebeu alguma notícia e está em dúvida se é verdadeira? Manda pra gente: (21) 99783-9604.


Fonte: https://www.boatos.org/brasil/carne-de-cavalo-friboi.html

 







Conteúdo Publicitário