top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Lume Checking: Governo do Rio oferece 5 mil reais para mulheres abrirem seus negócios? Fake!


Na imagem podemos ver o texto "Lume Checking" em um fundo roxo, que representam o nome do quadro.

Mensagens relacionam a oferta ao programa Desenvolve Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos nega.

 


 

Mensagens sobre o programa Desenvolve Mulher, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estão sendo divulgadas nas redes sociais.


Nas imagens divulgadas nas redes, pessoas utilizam o logotipo do programa para anunciar que através do mesmo, mulheres de 16 e 30 anos que sejam chefes de família, podem participar dos cursos com foco em empreendedorismo e receber um auxílio mensal de R$ 300 reais.


Além do auxílio, a anúncio promete que ao concluir o programa a empreendedora receberá um auxílio de 5 mil reais para aplicar na abertura de um negócio próprio. Veja o texto na íntegra:


"Programa criado para mulheres com idades entre 16 e 30 anos, e que são chefes de família. A iniciativa vai ofertar oportunidade com foco no empreendedorismo para geração de renda própria com 'uma' auxílio mensal de 300 reais. Ao concluir o programa ganha um auxílio de 5 mil reais para abertura do seu próprio negócio."


A Agência Lume entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que informou que a informação não é a correta, segundo a secretaria, o programa Desenvolve Mulher oferece sim um bolsa auxílio de 300 reais, entretanto, esse valor só é oferecido as alunas que obtiverem 75% de presença nas aulas.


Além disso, a secretaria deixou claro que o auxílio de 5 mil reais citado nos anúncios, não existe. Veja a nota completa:


"A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos tomou conhecimento de mensagem que está sendo veiculada em redes sociais e grupos de WhatsApp de um de seus programas voltado para a capacitação de mulheres em comunidades do Rio. A informação não é verídica. No momento, o que o Programa oferece é uma bolsa auxílio de 300 reais mensais para alunas que obtiveram 75% de presença nas aulas. Qualquer informação sobre valores ou auxílio diferente desta não procede. Informações oficiais sobre este Programa, ou qualquer outro da Secretaria, só são divulgadas pela Comunicação da pasta ou pelas Coordenações dos projetos.


O programa esta em execução, pode ser que haja mudanças de adequação ao longo da sua vigência. Mas nesse momento não há esse crédito de R$ 5 mil para as alunas."


É muito importante estar atento a origem das informações, em caso de dúvida, consulte as mídias sociais oficiais dos órgãos citados nas mensagens. A Agência Lume continuará acompanhando o caso, e se algum novo benefício for acrescentado ao programa, nós informaremos.


Em caso de dúvidas sobre a veracidade de informações recebidas, envie para nós através no nosso whatsapp: (21) 99783-9604.

Conteúdo Publicitário

bottom of page