Proposta de Lei que visa preservar a memória do bairro é aprovada em segunda discussão.
A cidade do Rio de Janeiro está prestes a ganhar um novo atrativo turístico e cultural, conforme o Projeto de Lei 2281/2023, de autoria do vereador Carlo Caiado (PSD), que foi aprovado em segunda discussão nesta quarta-feira (20), durante uma sessão extraordinária.
O projeto prevê a criação de um corredor que abrangerá a Estrada Rodrigues Caldas, indo do Largo da Taquara até o Núcleo Histórico da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá.
O objetivo principal desse corredor é preservar a memória e o patrimônio cultural dessa região, enriquecendo as opções turísticas da cidade. O turismo cultural, segundo o próprio autor da proposta, é uma atividade que visa promover a preservação e conservação do patrimônio humano, englobando tanto elementos materiais quanto imateriais da cultura local.
Jacarepaguá possui diversos pontos históricos, como a Fazenda da Taquara, o Aqueduto Rio Grande, o Engenho Novo da Taquara e a Colônia Juliano Moreira, que teve um importante papel na história do Rio de Janeiro, funcionando por muitos anos como manicômio.
Agora, a matéria segue para a decisão final do prefeito Eduardo Paes, que poderá sancionar ou vetar o projeto.
Entenda mais sobre esse precioso patrimônio histórico na coluna publicada pelo Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) no texto de Val Costa, publicado aqui no site da Agêcia Lume: https://www.agencialume.com
Fonte: https://www.camara.rio/
Comentários