top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Freguesia recebe programa Guardiãs das Matas


Na imagem podemos ver várias mulheres com uma blusa do projeto, sentadas acompanhando  o que parece ser uma palestra, aula ou apresentação.
Programa será realizado em 25 localidades e terá 125 guardiãs / Foto: Marcos Paula - Prefeitura do Rio.

Iniciativa municipal tem como objetivo a preservação ambiental e contará com líderes comunitárias.

 

A Prefeitura do Rio lançou ontem (08), dia da mulher, o programa Guardiãs das Matas, que começa em 25 localidades cariocas e pretende ajudar a preservar a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados do planeta.

 
 

Segundo o município, o projeto pretende valorizar e empoderar lideranças comunitárias femininas das localidades atendidas. O programa vai contemplar 25 frentes territoriais, distribuídas em todas as regiões da cidade.


Serão 125 mulheres encarregadas de mapear, acompanhar, fiscalizar e encaminhar as demandas dos territórios referentes às áreas verdes existentes no local.


As líderes comunitárias receberão palestras oferecidas pela Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, para que sejam orientadas e possam desenvolver o trabalho com excelência.


"Estamos em um ano de reconstrução da pauta ambiental no Brasil. E para além de restabelecermos a agenda ambiental, temos de fazer isso com outros parâmetros. Um dos principais, assinado em diversos tratados internacionais, é a discussão da igualdade e equidade de direitos. E a inserção de mulheres na educação ambiental e no reflorestamento é fundamental para a agenda que queremos ter no Rio. O programa Guardiãs das Matas vai fortalecer não só o nosso centro de educação ambiental, mas todas as nossas ações de territórios e periferias. Nada mais justo do que fazer um grande processo de emprego e renda no Rio num contexto de pobreza e miséria que impacta milhares de mulheres – disse Tainá de Paula.


Veja as localidades que receberão o projeto:

Freguesia – Jacarepaguá;

Vargens – Recreio;

Vila Cruzeiro – Penha;

Calango – Praça Seca;

Santa Marta – Botafogo;

Alemão – Bonsucesso;

Vidigal – São Conrado;

Fallet – Santa Teresa;

Formiga – Tijuca;

Providência – Centro;

Jardim Moriçaba – Campo Grande;

Borel – Tijuca;

Guaratiba – Pedra de Guaratiba;

Complexo do Lins – Lins;

Guararapes – Cosme Velho;

Prazeres – Santa Teresa;

Favelinha das Almas – Realengo;

Vila Kennedy – Campo Grande;

Paciência – Santa Cruz;

Juramento – Vicente de Carvalho;

Mangueira – Maracanã;

Santíssimo – Santa Cruz;

Macaco – Vila Isabel;

Campo Grande – Campo Grande;

Bangu – Bangu;



Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page