top of page
  • Ana Ludmila

Firjan SESI Jacarepaguá abre 120 vagas para Novo Ensino Médio


garota com cadernos e caneta em mãos estudando ou fazendo anotações

Serão mais de 120 vagas gratuitas para concluintes do Ensino Fundamental de 2023.

 

As inscrições para o processo seletivo do Ensino Médio da Firjan SESI estão abertas e os alunos interessados em ingressar no ensino integral com formação técnica, devem realizar o cadastro através do site da Firjan até o dia 22 de outubro de 2023. Confira neste link.

 
 

O processo será realizado unicamente por meio eletrônico e o estudante precisa ter no mínimo 14 anos completos até dezembro de 2023. É necessário ter renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo, e apresentar a comprovação documental de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental.


Para verificar o critério da renda familiar, basta somar as rendas brutas de todos os membros da família e dividir pelo total de membros. Se o valor for menor ou igual ao indicado, o critério é atendido pelo candidato. Também será solicitado uma autodeclaração de renda, mas alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade.


No momento de realizar a inscrição o estudante deve preencher um formulário com os dados solicitados e anexar os documentos (upload) necessários. Confira a lista abaixo da documentação:


- Carteira de Identidade (frente e verso);


- CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);


- Estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, precisa apresentar a comprovação documental.


- Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do ensino fundamental (com no máximo 30 dias de emissão no dia da inscrição) ou, na impossibilidade destes, diante de dificuldades de atendimento nas secretarias escolares, em decorrência do contexto da pandemia da COVID-19, será aceito o último boletim escolar emitido pela instituição em que o candidato está cursando o 9º ano;


- Autodeclaração de baixa renda (modelo no edital – Anexo I). Alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade, os detalhes estão no edital;


- Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até 3 anos antes da data de publicação do edital), conforme definição do item quando for o caso.



Atenção!


Os documentos precisam estar legíveis e os arquivos dos documentos deverão estar nos formatos pdf, jpg, jpeg ou bmp, com tamanho de cada arquivo de até 1 MB, formando um total de no máximo 9 MB. Após a realização desta etapa, não será possível alterar a unidade escolhida, pois a inscrição poderá ser invalidada.


O valor da pontuação do exame é de 50 pontos, que é a pontuação média obtida pelos candidatos. A classificação irá obedecer rigorosamente aos critérios estabelecidos pelo edital. Para cada curso técnico serão exibidos primeiramente; os (as) candidatos (as) portadores de deficiência, e sua respectiva classificação, conforme a quantidade de vagas reservadas (5%).


Estudantes de ampla concorrência, na ordem estabelecida pelo edital, com alunos de 9º Ano das Escolas SESI, Dependentes de Industriários e/ou ex-Industriários, e Comunidade.



Fique atento as seguintes datas:


22 de outubro (às 18h) - prazo para inscrição on-line com anexação (upload) de documentos;


24 de novembro (às 18h) - Divulgação dos locais de prova;


02 de dezembro - Aplicação da prova presencial;


14 de dezembro (às 18h) - Divulgação do resultado preliminar;


20 de dezembro (às 18h) - Divulgação do resultado final, após interposição de recursos;


03 a 19 de janeiro de 2024 - Matrícula presencial nas escolas com documentação comprobatória;


5 de fevereiro de 2024 - Início do curso.


Para mais informações acesse o site da Firjan SESI.


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page