top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Filme premiado e gravado em Rio das Pedras é exibido em festival

Atualizado: 5 de abr. de 2021


Foto: Um filme de verão.

"Um Filme de Verão" de Jô Serfaty está em exibição até sexta-feira (27) no Cabíria Festival e pode ser assistido online.

 

"Um filme de verão" é o longa-metragem de estreia da diretora e roteirista Jô Serfaty. O filme mostra as férias de quatro jovens moradores de Rio das Pedras, e começa a acompanhar os jovens em seu último dia de aula, mostrando suas decisões, reflexões e amores durante as férias. Além de esbarrar em questões importantíssimas para jovens que começam a construir um caráter e entrar na vida adulta, como o primeiro emprego, o vestibular e a religião.

Foto: Um filme de verão.

Gravado em locais muito conhecidos da comunidade como o colégio Caic Euclides da Cunha, Areal, Pinheiro, Rua Velha e Areinha, o longa ganhou seis menções honrosas em festivais nacionais e internacionais, e o Prêmio Helena Ignez para destaque feminino, com a montagem de Cristina Amaral na Mostra de Cinema de Tiradentes. Até o fim deste ano o filme terá sido exibido em trinta festivais.

Além de premiado é um longa muito interessante, que merece ser assistido. Além da possibilidade de ver a comunidade retratada pelo olhar do cinema, quem o assiste despretensiosamente acaba sendo arrebatado pela história contada ali, e convidado a fazer reflexões importantíssimas.

Locais famosos da comunidade são retratados no longa. / Foto: Um filme de verão.

Com o olhar de quem cresceu na comunidade, pessoalmente me senti representada pelas questões apresentadas e pela semelhança dos dilemas enfrentados pelos protagonistas, com a minha vida e a com vida de amigos e vizinhos. Sem dúvida é um filme que toca no coração do jovem de Rio das Pedras.

A boa notícia é que até amanhã (27/11) o filme estará em exibição no Cabíria Festival - Mulheres e Audiovisual, um festival totalmente dedicado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

É possível assistir o filme de graça, basta fazer um cadastro no site do festival que você acessa clicando aqui.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page