top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Dois imóveis serão demolidos na Vila Vale


Na foto podemos ver dois técnicos avaliando um prédio que está isolado com uma faixa amarela.
Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio.

Equipes da Defesa Civil fizeram nova vistoria no local depois que parte de um prédio desabou no último sábado (03).

 

Moradores da Vila Vale e Vila Duque em Rio das Pedras passaram por dois grandes sustos nas últimas semanas. O primeiro foi no dia 16/05 quando parte traseira de um prédio de quatro andares desabou na região, e o segundo no dia 03/06, quando a parte frontal do mesmo prédio que ainda estava de pé, desabou.

 
 

O medo de desabamento de prédios na região tem deixado moradores apreensivos. Segundo a Subprefeitura de Jacarepaguá, o prédio que desmoronou no último sábado já estava interditado há duas semanas.



Nesta terça-feira (06), a Defesa Civil Municipal realizou uma nova vistoria no local, e os técnicos concluíram que devem ser demolidos dois imóveis na Vila Vale.


O prédio de número 06, que desabou, e o de número 03, prédio com três andares situado ao lado, os dois imóveis já tinham demolição parcial na parte dos fundos. Além disso, segundo a Defesa Civil, outros dois prédios seguem interditados preventivamente.


Perguntamos Secretaria Municipal de Conservação, órgão responsável pela demolição dos imóveis, por que o prédio voltou a desabar no último sábado, já que as equipes já atuavam no local desde de o dia 16/05.


Segundo a secretaria, o serviço de demolição dessa parte da edificação foi concluído há cerca de uma semana. Neste sábado, 3 de junho, houve um outro desabamento, atingindo a parte da frente do imóvel.


O órgão informou também que está se mobilizando para executar essa ação de demolição, tomando todos os cuidados para que não haja um novo acidente com imóveis remanescentes.


Famílias afetadas pelos desabamentos:

Também perguntamos a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o que tem sido feito para amparar as famílias afetadas pelos desabamentos. Segundo o órgão, 9 famílias foram atendidas após o primeiro desabamento e receberam como oferta prioritária o acolhimento institucional, sendo que a maioria informou possuir rede de amigos/parentes para se alojar.


Na ocasião, apenas uma família composta por um homem, aceitou o serviço, sendo acolhido na URS Haroldo Costa. A SMAS disse ainda que todas as famílias receberam o Cartão Protege SUAS, visando acesso a insumos emergenciais.


Já no segundo desabamento, acontecido no último fim de semana, o órgão informou que as equipes seguem em busca de uma família afetada teve seu atendimento agendado no Cras, e que as equipes seguem em busca, mas não compareceu ao atendimento.



Conteúdo Publicitário

bottom of page