top of page

Diretora da E.M Cláudio Besserman Vianna em Rio das Pedras recebe Medalha Carioca da Educação

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • há 4 minutos
  • 3 min de leitura
Na foto podemos ver três pessoas sorridentes. O professor Willmann Costa está segurando o certificado e Maria mostra sua medalha enquanto sorri ao lado do secretário Renan Ferreirinha.
Da esq. para dir. Professor Willmann Costa, a diretora Maria Maia e o secretário municipal de educação Renan Ferreirinha. | Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Educação.

Para Maria Maia, educadora à frente da unidade há 19 anos, a premiação celebra uma gestão pautada na construção coletiva e no compromisso com o futuro dos alunos.

A diretora Maria da Silva de Jesus Maia, amplamente conhecida como Professora Maria Maia, recebeu a Medalha Carioca de Educação no dia 17 de novembro. A honraria, concedida pelo Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro, reconhece profissionais que se destacam e contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do ensino. A premiação foi entregue pelo presidente do Conselho Municipal de Educação e secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.

A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada na Academia Brasileira de Letras, onde 32 profissionais de educação foram reconhecidos por seus valiosos trabalhos. A Medalha Carioca de Educação, criada em 2006, teve nesta edição um diferencial importante ao ampliar o escopo da condecoração para incluir não apenas professores, mas também demais profissionais da educação que qualificam a rede pública municipal.


Uma carreira pautada pelo compromisso com a comunidade escolar

A Professora Maria Maia atua na Rede Municipal de Educação desde 1986, começando no 15º DEC e sempre demonstrando compromisso com a educação e respeito às regras do Serviço Público. Segunda e educadora, sua base profissional está firmemente embasada na filosofia Freireana.


Ao longo de sua trajetória, Maria ocupou diversos cargos: foi regente da 4ª série na E.M. Ponte de Jesuítas; Professora Orientadora, Professora de Sala de Leitura e regente de turma no CIEP Benedito Cerqueira; Assistente do Gabinete e Diretora da Divisão de Educação no 21º DEC.


Sua veia pedagógica a levou à Supervisão Pedagógica na Divisão de Educação na 7ª CRE, onde atuou por doze anos junto a educadores alfabetizadores em acompanhamento escolar em diversas regiões, incluindo Rio das Pedras. A profissional contou que mesmo atuando na Coordenadoria, ela "nunca largou o chão da escola", mantendo sua regência em turmas regulares. Antes de iniciar sua trajetória na gestão da E.M Cláudio Besserman Vianna, ela já havia atuado como diretora adjunta no CIEP Augusto Pinheiro, na 5ª CRE.


Gestão colaborativa em Rio das Pedras

Na imagem podemos ver a equipe de gestão das escola, três mulheres sorrindo, maria está no meio e usa no pescoço sua medalha.
Equipe de gestão da E.M. Cláudio Besserman Vianna, da dir. para esq. Cátia Raquel Oliveira, Maria Maia e Maria Aparecida Rocha. | Foto: Douglas Teixeira / Agência Lume

Em 2007, Maria Maia aceitou o desafio de assumir a Direção da Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna – Bussunda, localizada na Comunidade do Rio das Pedras. Na unidade, Maria implementou uma liderança pautada numa tríade e seu desejo era promover uma construção coletiva de encontro às necessidades dos alunos.


Desde 2007, ela construiu uma gestão democrática que se estende por dezenove anos. O modelo de gestão implantado pela equipe da unidade se atenta aos detalhes e valoriza cada colaborador como parte essencial na construção de uma educação de qualidade.


Sua visão pedagógica é a de uma educação desejosa de qualidade, inclusiva e transformadora, onde o diálogo é essencial para a conscientização e a cidadania. Essa visão crítica, inspirada por Paulo Freire, levou a escola a construir o Projeto Político Pedagógico (PPP) com todos os segmentos e a implementar iniciativas como o projeto Hortas Cariocas e se tornar referência como uma escola sustentável.


O empenho da equipe também garantiu que a Bussunda fosse a escola que mais acessou a Plataforma da Prefeitura durante os tempos difíceis da pandemia, resgatando aulas online via WhatsApp. A diretora enfatizou que "nenhuma premiação vem sozinha". Ela acredita que essa honraria é fruto do trabalho cuidadoso que realiza junto com sua equipe de gestão, ao lado da diretora adjunta Cátia Raquel Oliveira e da Coordenadora Pedagógica Maria Aparecida Rocha.


Maria Maia ressaltou que o apoio e o profissionalismo de Cátia e Maria Aparecida foram essenciais para o sucesso dos 19 anos de trabalho à frente da escola:

"Não foi fácil! Mas, às dificuldades nunca nos endureceram. Pelo contrário, nos mostraram que o caminho se faz caminhado, como dizia Paulo Freire".

Na foto podemos ver um grupo de pessoas posando no palco da premiação.
Todos os finalistas receberam um certificado. | Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Educação.

A educadora contou que foi uma honra receber a premiação e ressaltou que já se sentiu muito feliz com a indicação da 7º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e com o fato de estar entre os 32 finalistas, onde se encontravam diversos profissionais com histórias lindas na educação pública.

"Fiquei muito surpresa quando recebi a premiação, eu estava concorrendo com profissionais que fazem trabalhos extremamente dedicados, nos quais me espelhei muito na construção do meu próprio trabalho."

A premiação de Maria Maia evidencia a qualidade e a dedicação dos profissionais que atuam na rede pública de ensino de Rio das Pedras, transformando vidas e reafirmando o valor da educação na comunidade.


 
 
 

Conteúdo Publicitário

bottom of page