top of page

Dia do Professor: quem transforma o aprendizado com criatividade e prática

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura
Na imagem podemos ver um pátio de uma escola de ensino infantil com um escorrega e outros brinquedos.
Foto: Fernanda Calé / Agência Lume

Pesquisa mostra que estudantes querem “escola do futuro” com projetos mão na massa e atividades dinâmicas. Veja algumas atividades já desenvolvidos pela Agência Lume em parceria com a rede local de educação de Rio das Pedras.

Neste Dia do Professor, celebrar o trabalho docente é reconhecer o papel dos educadores na construção de uma escola transformadora. Profissionais que se reinventam diariamente para levar uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que consideram os desejos dos próprios estudantes por uma “escola do futuro”.

Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio do Itaú Social, Consed, Unicef e Undime, com 2,3 milhões de jovens de todos os estados do país sobre aprendizagem, clima escolar e participação, quatro em cada dez adolescentes brasileiros dos Anos Finais do Ensino Fundamental idealizam uma escola conectada à prática, com mais projetos mão na massa, tecnologia, atividades esportivas e experiências que ampliam sentidos e repertórios.


Os estudantes consideraram que as aulas práticas são tão relevantes quanto as práticas esportivas, apontadas por 41% dos alunos do 6º e 7º anos e 39% dos de 8º e 9º anos. Outro item de destaque são as atividades que envolvem tecnologia e mídias digitais, respondidas por 38% dos adolescentes mais novos e 36% dos mais velhos.


Essas ações ganham força com educadores que estimulam a criatividade, criam conexões entre disciplinas e colocam os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. Essa tendência já foi acompanhada pela Agência Lume em alguns dos projetos desenvolvidos pela organização em parceria com a rede de ensino público de Rio das Pedras.


Um exemplo de engajamento dos alunos em projetos práticos é o projeto "Jornalistas Por Um Dia", realizado em parceria com o Ginásio Experimental Tecnológico Mestre Diego Braga. A iniciativa transformou quatro alunas, entre 12 e 14 anos, em protagonistas da cobertura da Bienal do Livro.


O projeto conectou teoria e prática em cobertura jornalística, reportagens e entrevistas sobre o maior festival literário do país. À medida que os jovens aprendem a superar inseguranças, conversam com profissionais e autoridades, e ampliam repertórios por meio da comunicação, inspiram o protagonismo estudantil e valorizam a voz dos alunos.



Outra experiência que comprova o engajamento dos alunos em projetos práticos foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Agência Lume, a Énois e a Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna, dentro do projeto Diversidade Nas Redações 3.


Em 2024, cerca de 200 alunos do 5º ano participaram de uma atividade educativa sobre desinformação e cidadania. Durante três dias, com apoio direto da equipe pedagógica, a equipe da Agência Lume desenvolveu uma campanha eleitoral simulada: os estudantes foram divididos em grupos de candidatos, jornalistas e cidadãos, debatendo temas importantes para o futuro da unidade escolar, realizando campanhas e vivenciando o processo de votação. Os prefeitos eleitos tiveram a chance de apresentar suas demandas à direção da escola, exercendo um papel ativo na comunidade escolar.


Essas ações mostram que professores engajados e apoiados por projetos, podem trazer à sala de aula práticas inovadoras. Ao unir criatividade, participação e consciência cidadã, educadores criam ambientes mais importantes e atentos ao futuro, atendendo ao desejo coletivo de uma escola mais dinâmica e mais conectada à vida dos alunos.

Conteúdo Publicitário

bottom of page