top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Detran.Rj atenderá público PCD sem necessidade de agendamento nesta sexta (13)


Na imagem podemos ver um homem com deficiência fazendo uso de uma cadeira de rodas, sendo atendido em um posto de atendimento do Detran.
Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio.

Ação acontece como homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 

O Detran.RJ vai realizar amanhã (13/01), mais uma edição do dia D. A programação especial será destinada ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência. Neste dia o usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento.

 
 

Também será oferecidos serviços veiculares, entretanto estes serão disponibilizados no posto Detran Acessível - PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra 35, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio).


Também estará disponível para o público PCD a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans (ver relação abaixo) para se cadastrar neste dia. As vagas são limitadas.


Documentos necessários


A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista - sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo.


Os atendimentos serão feitos mediante a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.


Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.


Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone).


Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.


Veja abaixo, onde o público PCD poderá se inscrever para o “Cidadania Sobre Rodas”, das 8h às 16h30, no Dia D (13/1):


21ª CIRETRAN – ANGRA DOS REIS

- Rua Poeta Brasil dos Reis, s/nº


8ª CIRETRAN – ARARUAMA

- Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA


23ª CIRETRAN – BARRA DO PIRAÍ

- Av. Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452 – Oficinas Velhas


2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOITACAZES

- Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro


26ª CIRETRAN – ITABORAÍ

- Avenida 22 de Maio, s/n - Terminal CODERTE - Venda das Pedras


1ª CIRETRAN – NITERÓI

- Rua Desidério de Oliveira, s/nº - Centro


7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS

- Av. Brigadeiro Lima e Silva, 23 – 25 de agosto


27ª CIRETRAN – MESQUITA

- Rua Juliana, nº 478 – Santo Elias


25ª CIRETRAN – MIRACEMA

- Praça Ary Parreiras, nº 171 – Centro


22ª CIRETRAN – RIO BONITO

- Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39


5° CRT - PETRÓPOLIS

- Condomínio Shopping ABC / Rua Tereza, 1515 - Bairro Alto da Serra.


4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU

- Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81- Shopping Nova Iguaçu - Bairro Luz

*Atendimento das 10h às 16h30.


SAT Seropédica

-Av. Rita Batista, Nº 11


Conteúdo Publicitário

bottom of page