Morador da Freguesia há mais de 50 anos, dedica sua vida ao estudo de sistemas de transporte e concorre a um troféu de grande relevância em sua área.
Márcio D’Agosto, morou durante toda a sua vida na Rua Comandante Rubens Silva, no bairro da Freguesia, em Jacarepaguá, doutor em Engenharia de Transportes, que se destaca pela carreira e pela contribuição significativa ao desenvolvimento sustentável no setor em que atua, acompanha as mudanças do bairro desde dezembro de 1970.
A relação de Márico com o bairro da Freguesia é profunda, estudou na Escola Municipal Menezes Cortes até a 6ª série primária, seguindo para o Colégio Pentágono e, posteriormente, o Colégio Bahiense, ambos no Largo do Moutela.
O então estudante sempre demonstrou uma aptidão especial para as disciplinas de exatas, sendo incentivado pelo professor Sebastião Trindade de Paiva a buscar oportunidades em instituições de renome como o Instituto Militar de Engenharia (IME).
Em 1984, foi aprovado no vestibular do IME, onde se formou em Engenharia Mecânica e de Automóveis em 1989. Sua carreira profissional começou na Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, passando pela Minasgás e pela fábrica da Coca-Cola na Taquara, onde supervisionou a construção da unidade.
Em 1997, Márcio iniciou sua pós-graduação no IME e, em 2004, concluiu seu doutorado em Engenharia de Transportes na COPPE/UFRJ. Em 2005, assumiu a Diretoria de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), contribuindo significativamente para a melhoria dos serviços de transporte urbano e táxis. Em 2006, foi aprovado como professor da COPPE/UFRJ, onde se destacou por sua atuação nas áreas de logística, transporte de carga e sustentabilidade.
Sua dedicação à educação e à pesquisa é evidente, sendo o autor do único livro didático nacional sobre sustentabilidade em logística. Márcio D’Agosto também preside o Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) desde 2017 e coordena o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), reforçando seu compromisso com a sustentabilidade no transporte.
Márcio que viviveu 54 dos seus 57 anos de vida na Freguesia, diz que nunca pensou em se mudar do bairro, por considerar que o mesmo era um bairro pacato e muito bom de morar.
"Minha casa é bem localizada e eu tenho um especial apego por ela (praticamente foi o único lugar onde eu morei a vida toda), mesmo depois que a especulação imobiliária fez com que a rua ficasse cheia de prédios."
Segundo o especialista o transporte no bairro é precário, pois a rede de transporte público da Freguesia é ineficiente.
Neste mês Márcio D’Agosto concorre ao Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024 na categoria "Executivo Destaque", uma premiação que reconhece gestores públicos e privados pelas suas contribuições relevantes aos setores produtivos e de transporte no Brasil.
Este troféu, promovido pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, é uma homenagem ao desempenho excepcional e às práticas inovadoras que visam a sustentabilidade e a eficiência no transporte.
Convidamos todos os moradores da Freguesia a apoiar Márcio D’Agosto nesta premiação, reconhecendo seu esforço e dedicação em prol de um planejamento de transportes mais sustentável, visando ações que ajudem o meio ambiente. A votação está aberta no site do Instituto Besc, e seu voto é fundamental para destacar a importância do trabalho de Márcio.
Para votar, acesse: Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024
Vamos juntos reconhecer e apoiar quem faz a diferença em nosso bairro e em todo o país.
Comments