Jorge da Costa Pinto dedicou sua vida a lutas por pautas importantes que beneficiariam seus vizinhos. Saiba mais:
A Prefeitura do Rio, nomeou nesta segunda-feira (03/07), um logradouro, antes sem nome, localizado no encontro da Estrada de Jacarepaguá e Rua Tirol, como Praça Jorge da Costa Pinto.
A praça que recebeu o nome do ativista, fica localizada em um dos pontos centrais do bairro da Freguesia, bem próxima ao efervescente comércio da região, abriga um ponto de ônibus de constante movimento, mesas e bancos comuns aos equipamentos públicos da cidade, uma floricultura e uma feira de artesanato.
Em entrevista a Agência Lume, Kátia Pinto, irmã de Jorge, disse ter ficado muito emocionada com a homenagem. Segundo ela, perda de Jorge durante a pandemia foi repentina, e a homenagem acalentou o coração de sua mãe Kellers, hoje com 95 anos.
Além de Kátia, Jorge também contava com seu irmão Jairo, na luta pelo bairro, os três ingressaram juntos na AMAF, e sobre ver seus dois irmãos sendo homenageados Kátia disse:
"É uma honra viver esse momento! Não tenho como agradecer essa alegria que a AMAF e a Prefeitura do Rio nos proporcionaram. Meus irmãos, Jairo e Jorge, estão para sempre na memória e no coração de nossa comunidade, na sede do Bosque da Freguesia e na praça pública, dois locais em que mais trabalharam e lutaram por condições melhores de vida!"
A AMAF, Associação de Moradores e Amigos da Freguesia, onde Jorge colaborou por 40 anos exercendo diversos cargos, publicou em suas redes sociais uma homenagem ao ativista e lembrou dos serviços prestados por ele ao bairro.
"Muito além de ajudar na organização da nossa associação, a sua vida transbordou para um grande serviço à comunidade! Uma inspiração para as futuras gerações."
Quem foi Jorge da Costa Pinto (1952-2020) :
Jorge foi um ativista social que lutou por diversas pautas durante sua vida. Se filiou a Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) nos primeiros anos de sua fundação, e desde então, assumiu o protagonismo de diversos projetos.
Participou das lutas pela criação do Bosque da Freguesia, fundou a Associação Amigos do Bosque da Freguesia, lutou pela fiscalização do parque e cobrou por melhorias. Era defensor da natureza e participou de diversos protestos contra cortes de árvores.
Além dos temas que envolviam o meio ambiente, Jorge também se preocupava com a mobilidade urbana da região. Além de reivindicar adequações de sinalização no bairro, lutou por um melhor traçado para uma futura linha de metrô.
Fiscalizou obras de reurbanização do bairro da Freguesia, cobrou pela boa aplicação do dinheiro público. Jorge também participou do Conselho Distrital de Saúde de Jacarepaguá, da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (FAMERJ) e da Federação das Associações de Moradores da cidade do Rio de Janeiro (FAM-Rio).
Jorge da Costa Pinto faleceu no ano de 2020 após ser acometido pela COVID-19.
Comments