top of page
  • Foto do escritorPhilippe Vaccihi

Descomplica e JUVRio oferecem acesso gratuito a plataforma de estudos para o Encceja 2023


Na imagem, podemos ver dois jovens em frente a computadores com uma pessoa ao fundo
Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

"Chegou a Minha Vez" beneficiará até 20 mil pessoas que desejam concluir o Ensino Médio. Confira:

 

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) assinou um acordo de cooperação e parceria para a participação no programa “Chegou a Minha Vez”, da plataforma Descomplica, instituição de ensino reconhecida nacionalmente por desenvolver e ministrar cursos preparatórios para o Enem, vestibulares e o Encceja.

 
 

Serão beneficiados até 20 mil pessoas com acesso gratuito à plataforma para realizar aulas voltadas para o Encceja, exame que concede a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio a oportunidade de certificação por meio de uma prova.


Quase 70 milhões de brasileiros acima de 25 anos não concluíram o ensino básico (Fundamental e Médio) e a cada ano, 500 mil jovens se juntam a essa conta. Os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) expõem uma dura realidade na educação.


Com isso, o programa “Chegou a Minha Vez” oferece aos alunos uma jornada de desenvolvimento educacional com foco na empregabilidade e na preparação para a prova Encceja 2023, que neste ano, será realizado no dia 27 de agosto.


Para participar, é preciso cumprir os seguintes requisitos: ter 18 anos, não ter completado o ensino Fundamental ou Médio e saber ler e escrever. O programa tem como foco prioritário jovens com renda mensal inferior a R$ 1,5 mil; pretos, pardos e em comunidades nativas brasileiras; mulheres que precisaram abandonar os estudos a partir da maternidade; e jovens em vulnerabilidade.


O cadastro no “Chegou a Minha Vez” pode ser realizado até o dia 2 de junho, por meio do site da Descomplica.


Os alunos contemplados terão acesso à plataforma digital, com aulas ao vivo e gravadas, exercícios e simulados, até duas redações por mês não cumulativas, além de, opcionalmente, poderem participar de uma comunidade de alunos.


Serão disponibilizados materiais para todas as disciplinas elencadas no edital da prova do Encceja: Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação e Ciências Humanas. Será possível realizar aulas complementares na modalidade online, além dos conteúdos poderem ser baixados para assistir offline posteriormente.


Conteúdo Publicitário

bottom of page