top of page

Corpo de Bombeiros extingue incêndio na Freguesia após 27 horas de trabalho

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura
Na foto vemos uma rua grande e larga do centro do bairro, cheia de pessoas. Também podemos ver uma ambulância e um caminhão do corpo de bombeiros. No alto da foto vemos bombeiros jogando água em um prédio.
Foto: Fernanda Calé / Agência Lume

Operação mobilizou mais de 50 militares, 30 viaturas e uso de drones para evitar a propagação das chamas.

Após 27 horas de trabalho intenso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) extinguiu, na manhã deste sábado (20/09), o incêndio de grandes proporções que atingiu uma edificação comercial localizada na Estrada de Jacarepaguá, nº 7573, no bairro da Freguesia, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O fogo teve início na madrugada de sexta-feira (19/09) e mobilizou uma das maiores operações recentes do batalhão na região.

Segundo informações do CBMERJ, o trabalho de rescaldo se estendeu durante toda a madrugada e, neste momento, não há sinais de chamas ou fumaça. As equipes começarão a ser desmobilizadas e o espaço foi entregue à Defesa Civil municipal, responsável pelas vistorias preventivas ao longo do dia.


Operação de grande porte

Bombeiros se posicionam em cima do telhado de um supermercado para combater as chamas.
Bombeiros se posicionam em cima do telhado de um supermercado para combater as chamas. | Foto: Ângela Góes/ CBMERJ

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h30 da manhã desta sexta-feira (19), para verificar o incêncio na loja de artigos O Amigão, que fica localizada no centro comercial do bairro. Segundo a corporação, a resposta à ocorrência contornou a atuação de 12 unidades, mais de 50 bombeiros militares e aproximadamente 30 viaturas, incluindo uma escada mecânica de 40 metros. A operação também utilizou drones equipados com câmeras térmicas para monitoramento, identificação de riscos e apoio na tomada de decisões estratégicas.


Devido ao risco de colapso da estrutura, todo o trabalho foi realizado por parte externa da edificação, com suporte do Grupo de Operações Especiais (GOESP). A atuação técnica e coordenada das equipes foi fundamental para evitar que as chamadas se alastrassem para propriedades vizinhas, resguardando residências e estabelecimentos comerciais.


Sem vítimas

Foto: Ângela Góes/ CBMERJ
Foto: Ângela Góes/ CBMERJ

O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve registro de vítimas durante a ocorrência. Apesar da gravidade do incêndio, vidas e patrimônios próximos foram preservados graças à rápida mobilização operacional.


As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. Enquanto isso, o espaço segue interditado para avaliações de segurança e monitoramento da estrutura. Agentes da Defesa Civil chegaram à região no início da manhã deste sábado para avaliar a estrtura dos imóveis atingidos. Moradores de uma vila vizinha a edificação relataram a equipe da Agência Lume que aguardavam a finalização das ações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para entender como poderão buscar uma indenização para as perdas ocasionadas pelo incêndio.

Conteúdo Publicitário

bottom of page