top of page

Incêndios na Floresta do Quitite causam preocupação em moradores da Freguesia e Anil

Foto do escritor: Fernanda CaléFernanda Calé
Na imagem podemos ver uma floresta pegando fogo
Imagem do incêndio registrada ontem (04/03). / Foto: Reprodução Redes sociais.

Além dos danos ao meio ambiente diversos moradores relam problemas respiratórios devido a fumaça que invadiu suas residências.

 

Moradores da Freguesia e Anil estão denunciando focos de incêndio consecutivos na Floresta do Quitite nos últimos quatro dias. A situação tem causado grande preocupação em relação a preservação da floresta e aos problemas de saúde para a população local, que relata dificuldades respiratórias e forte presença de fumaça em suas residências.

 
 

Juliana Fernandes, diretora da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia, informou que os incêndios começaram no dia 1º de março, atrás do clube da Caixa Econômica Federal, e se espalharam pelo morro do Quitite.


"A região inteira da Freguesia ficou tomada de fumaça e cheiro fortíssimo de queimada que persiste até agora. Garganta seca e nossas vias aéreas são muito afetadas nesses eventos. Ontem (04/03) presenciei a queda de uma enorme árvore da espécie ficus spp que ficava colada ao morro do Quitite.", relatou.


Yuri Leal, morador da Estrada do Engenho D'água, no Anil, descreveu a situação crítica:


"Hoje às 3:30 acordamos com um forte cheiro de queimada dentro do apartamento. Quando olhamos pela varanda, todo o céu estava coberto por uma densa cortina de fumaça, dificultando, inclusive, a visibilidade."


Dificuldades no registro de ocorrências

Os moradores relatam enfrentar obstáculos para registrar as ocorrências junto ao Corpo de Bombeiros. Alguns afirmam que a central 193 apresenta instabilidades e que os atendentes se recusam a fornecer números de protocolo. Outros moradores relataram a Agência Lume que tiveram a ligação encerrada ao solicitar o número de protocolo do registro.


Na noite de ontem (04/03), a reportagem da Agência Lume tentou contato com a central de Confirmação de Ocorrências, mas foi informada de que não havia registros confirmados de incêndio no local.


Lucia Helena, moradora do Anil há 15 anos, expressou sua preocupação com a falta de infraestrutura para lidar com a situação:


"Nesta madrugada um forte cheiro de mata queimando invadiu o bairro (...) Aqui em casa sofremos com problemas respiratórios e ficamos sufocados. Fechei todas as janelas e portas e liguei os aparelhos de ar condicionado, mas já era tarde. O efeito é o mesmo de inalar fumaça de incêndio em prédios. Em dois momentos pela manhã senti pânico. Respirei mas o ar não chegou aos pulmões. Parecia que os alvéolos estavam tomados de fuligem. Ainda de madrugada liguei 193 mas a ligação não completava, então, entrei em contato com o Corpo de Bombeiros pelo WhatsApp. Foi uma conversa informal que não gerou protocolo. Apesar do desconforto e danos causados na saúde dos moradores, não ouvi a movimentação de bombeiros no bairro de manhã."


A exposição à fumaça das queimadas pode causar diversos problemas de saúde, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e animais.


Posicionamento oficial

A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) para obter esclarecimentos sobre as ações de combate aos incêndios, orientação à população e sobre as dificuldades de registro pela central 193. O CBMERJ respondeu por meio de nota:


"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que, ao longo dos últimos quatro dias, equipes realizaram vistorias na área da Floresta do Quitite para análise do cenário.


Durante as inspeções, os militares percorreram a trilha até o ponto final e não identificaram chamas visíveis próximas às áreas de acesso aos recursos operacionais. Apenas focos distantes foram observados, sem risco imediato à vida humana ou ao patrimônio da população.


Nesta quarta-feira (05/03), equipes retornaram à região e novamente não constataram chamas na mata. O CBMERJ monitorou o local com sobrevoo de aeronave e foi avistado apenas fumaça branca e áreas já queimadas."







Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page