top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Como será o funcionamento de estabelecimentos no Natal



Veja o que deve funcionar no feriado:

 



 

O Natal está chegando e muitos serviços devem alterar seus horários durante o feriado, e para você não ficar na dúvida, trazemos agora os horários de funcionamento de alguns dos principais estabelecimentos comerciais.


Bancos:

  • Canais digitais serão prioridade

Nesta sexta-feira (24/12), as agências bancárias abrirão para atendimento ao público em horário especial, de 9h às 11h. Os estabelecimentos bancários não irão abrir no dia 25/12;


Segundo a Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, a empresas bancárias darão prioridade ao atendimento pelos seu canais digitais. E recomendam que os clientes optem por fazer transações e pagamentos via aplicativos de celular, internet, atendimento telefônico, nos caixas eletrônicos, e nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.


Ainda segundo a organização, quem precisar pagar carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderá pagar sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

  • Caixa Econômica Federal

Segue as mesmas regras dos demais bancos, incluindo os horários no dia 24.


Transportes:

  • Metrô

O MetrôRio informou que nesta sexta-feira (24/12), a operação acontece normalmente, das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central). Já no sábado - Dia de Natal (25/12), será em esquema de feriado, das 7h às 23h, e com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.

  • Trens

Na sexta-feira (24/12), a operação será feita de acordo com a grade horária de sábados para todos os ramais, com viagens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz/Deodoro.


No dia 25/12, sábado, a operação será feita de acordo com a grade horária de domingos e feriados. Para mais informações acesse: https://www.supervia.com.br/


Comércio:

No dia 24, os shoppings devem ficar abertos das 10h às 18h, em geral. O comércio de rua deve funcionar também até as 18h. No dia 25, as lojas devem permanecer fechadas. Apenas supermercados, farmácias e postos de combustíveis podem abrir, mas cada empresário pode decidir se seu estabelecimento funciona ou não.


Hospitais:

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde - UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial tipo III - vão funcionar ininterruptamente nos feriados de Natal e Ano novo.


Centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II funcionarão das 8h às 12h durante os pontos facultativos dos dias 24 e 31 de dezembro.

 




Conteúdo Publicitário

bottom of page