• Fernanda Calé

Ano letivo premiado em duas escolas de Rio das Pedras


Foto: Divulgação Prefeitura do Rio.

Alunos das Escolas Municipais Jorge Amado e Cláudio Besserman Vianna são premiados na Primeira Olimpíada Carioca de Matemática.

 


 

O fim do ano letivo 2021 foi de comemoração e premiações para duas escolas de Rio das Pedras. Alunos das Escolas Municipais Jorge Amado e Cláudio Besserman Viana receberam prêmios da Primeira Olimpíada Carioca de Matemática, um orgulho não só para a comunidade escolar, como para toda a região.


Os prêmios foram entregues na última quarta-feira (15/12), em uma cerimônia realizada no Planetário da Gávea, mais de 100 prêmios foram distribuídos a alunos, professores e escolas de toda a rede municipal que se destacaram na olimpíada. No total, 8 alunos da Escola Municipal Jorge Amado e 1 aluno da Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna receberam notebooks.


Escola Municipal Jorge Amado. / Foto: Agência Lume.

O concurso é realizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A ideia é incentivar e estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e também oferecer uma competição saudável para os alunos de escolas municipais.


Segundo a Prefeitura do Rio, além de desafiar os estudantes, a Olimpíada de Matemática tem o objetivo de reforçar a importância da igualdade e oferta de oportunidades. Por essa razão, os prêmios foram divididos igualmente entre meninos e meninas. Outro destaque é a premiação das escolas com menor desigualdade de gênero nos resultados.


A Olimpíada Carioca de Matemática avaliou alunos que estão cursando do 2º ao 9º ano e também do Carioca II. Entre as premiações, 42 estudantes foram contemplados com viagens à Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa), nos Estados Unidos.


Também foram oferecidos como prêmios: cursos de programação, cursos de inglês, notebooks, viagens internacionais de formação para os professores, medalhas, placas comemorativas, e laboratórios maker (no valor de R$ 60.000 reais) para as 11 escolas com o maior número de alunos premiados.


Segundo o município, a premiação de escolas com Laboratórios Maker tem o objetivo de permitir o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos. As escolas terão acesso a uma série de equipamentos como máquinas de impressão 3D e placas de robótica. Cada uma das 11 escolas premiadas representam uma coordenadoria regional, garantindo assim o acesso ao equipamento de ponta por toda a rede.


As premiações foram:

– 42 alunos premiados com viagens à Disney + Nasa.

– 160 alunos premiados com laptops, cursos de programação e de inglês.

– Oito professores e dois diretores premiados com uma viagem internacional de formação.

– Uma escola por CRE premiada com um laboratório maker.

– 50 escolas premiadas com placas comemorativas de equidade de gênero pelos resultados de excelência e equidade.


Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna. / Foto: Agência Lume.

Os alunos de nossa região mostraram que com esforço é possível sim chegar longe, neste fim de ano são inspiração para seus colegas motivando-os a continuar caminhando junto ao conhecimento. Mais uma vez, a comunidade escolar de Rio das Pedras mostrou sua força e dedicação.


A Agência Lume conversou com as professoras Alice Monteiro (E.M. Jorge Amado) e Melissa Perez (E.M. Cláudio Besserman Vianna), com as coordenadoras Pedagógicas Maria Aparecida Rocha (E.M. Cláudio Besserman Vianna) e Isadora Nascimento (E.M. Jorge Amado) e também com as diretoras Maria Maia (E.M. Cláudio Besserman Vianna) e Leila Martins (E.M. Jorge Amado), responsáveis pelo ensino dos alunos premiados, a entrevista completa você confere abaixo:


 

Conteúdo Publicitário