Começa hoje (15) a semana do consumidor, entenda como surgiu essa tradição


Nos próximos seis dias o comércio deve levar aos consumidores diversas promoções para comemorar a data.

 

Descontos, ofertas e liquidações. Isso é o que você vai encontrar hoje (15/3), no Dia Internacional do Consumidor, e pelo resto da semana, na Semana do Consumidor. Mas você sabe o que de fato é comemorado nessas datas? Vem que a Lume te explica.


Originalmente a Semana do Consumidor, ou Semana de Proteção ao Consumidor é uma ação que tem por objetivo conscientizar a população das questões que envolvem a relação de consumo. Nesse período, a Comissão Federal de Comércio nos Estados Unidos realiza uma série de palestras e campanhas retratando assuntos desse tema.


Já o Dia do Consumidor, ou Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado anualmente e especificamente em 15 de março. Atualmente, principalmente no Brasil, a data é sinônimo de incentivo ao consumo assim como é a Black Friday, a qual acontece geralmente toda última sexta-feira do mês de novembro.


Tudo começou no dia 15 de Março de 1962, quando o então presidente John F. Kennedy estava preocupado com alguns assuntos relacionados aos direitos do consumidor e resolveu escrever uma carta ao Congresso norte-americano. No texto, ele expressava sua visão sobre os direitos fundamentais que o cidadão possuía ao efetuar uma compra, os quais são: direito de ser ouvido, à escolha, à informação e à segurança.


O discurso provocou muitas pesquisas e debates, e duas décadas depois, em 1983, se transformou na data comemorativa que conhecemos hoje.


No Brasil, a celebração também está ligada ao Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 11 de março de 1991. A Lei nº 8.078 foi sancionada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello e promulgada no dia 11 de setembro de 1990.

 

Veja algumas ofertas:


Conteúdo Publicitário