• Fernanda Calé

Cedae vai interromper abastecimento na noite de hoje (06)


Estação de Tratamento de Água do Guandu. / Foto: Cedae.

Companhia deve iniciar o novo sistema de bombeamento amanhã (07), para isso pretende renovar a água da lagoa próxima a ETA Guandu.

 

O abastecimento de água será interrompido às 19h de hoje (06/04), e só deve voltar às 7h da manhã desta quarta (07/04), as 12 horas de interrupção se devem a mais um serviço de renovação de água da lagoa próxima a Estação de Tratamento de Água do Guandu.


Ainda tentando resolver os problemas causados pela geosmina, a Cedae pretende colocar em operação amanhã (07/04) o novo sistema de bombeamento do Rio Guandu para a Lagoa Grande, que irá renovar a água reduzindo os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina/MIB.



Como ação conjunta, a companhia fará a manobra de abertura das comportas do Guandu na noite de hoje (06), para acelerar o processo de renovação da água. A manobra consiste no escoamento com maior volume e velocidade da água da lagoa. E para fazer este serviço a companhia precisará interromper a atividade da ETA Guandu.


Após a operação, a nova bomba será implantada antes da captação de água da estação de tratamento e também deve ajudar a promover a renovação da água da lagoa. A Cedae espera assim, conter a proliferação de algas produtoras da geosmina, enquanto a obra que prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Guandu não fica pronta.


O abastecimento voltará na manhã desta quarta-feira (07), porém pode levar até 48 horas para ser normalizado. Segundo a Cedae, residências com sistema interno de reserva (cisterna/caixa d'água) não devem sofrer desabastecimento.

 

Conteúdo Publicitário