Cedae realiza manutenção preventiva no Sistema Guandu na terça-feira (20/5)
- Fernanda Calé
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 hora

Suspensão temporária do abastecimento vai afetar o municípios do Rio de Janeiro. Veja:
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) vai paralisar o Sistema Guandu na próxima terça-feira, dia 20 de maio, das 0h às 20h, para a realização de uma manutenção preventiva voltada à modernização e ao ajuste operacional do sistema.
Durante esse período, a produção de água ficará temporariamente suspensa para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
Segundo a Cedae, a paralisação é necessária para a execução de obras de modernização, incluindo a instalação de macromedidores – equipamentos que medem grandes volumes de água, aumentando a precisão do controle do fornecimento às concessionárias e contribuindo para a redução de perdas no sistema. Além disso, serão realizados ajustes técnicos, reparos e intervenções estruturais para garantir mais eficiência e segurança operacional.
Segundo Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, “esses serviços são essenciais para assegurar a continuidade da operação plena do sistema de produção de água. Com eles, conseguimos identificar e corrigir falhas de forma preventiva, além de aferir com mais precisão o volume de água fornecido pela Companhia às concessionárias”.
Orientações à população
A Cedae recomenda que a população dos municípios afetados armazene água com antecedência e adie tarefas que exijam grande consumo durante o período da manutenção. A distribuição de água nas localidades é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme as respectivas áreas de atuação.
A companhia informou ainda que após a conclusão dos serviços, o abastecimento será retomado de forma gradativa, podendo levar algumas horas para a normalização completa em todas as regiões abastecidas pelo Sistema Guandu.
Municípios afetados pela paralisação:
Rio de Janeiro; Duque de Caxias; São João de Meriti; Nova Iguaçu; Mesquita; Nilópolis; Belford Roxo; Queimados.