top of page

Território Mídias Brasil lança plataforma inédita para mídias periféricas

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • 6 de mai.
  • 2 min de leitura
Na imagem podemos ver um fotógrafo fazendo uma cobertura em um território periférico

Nova iniciativa quer fortalecer coletivos, conectar territórios e combater a desinformação. As inscrições estão abertas para mídias de SP, RJ, BA e RS.

O Território Mídias Brasil (TMB) acaba de lançar uma plataforma inovadora voltada para fortalecer e conectar mídias periféricas em todo o país. A iniciativa, realizada em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Fundação Banco do Brasil, abre inscrições para coletivos de comunicação popular - jornais, sites, zines, TVs e rádios comunitárias - dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O objetivo central do TMB é impulsionar a troca de conhecimento entre as mídias, promovendo a democratização da informação, a valorização da cidadania e o enfrentamento à desinformação nos territórios periféricos.


A plataforma foi pensada por e para as periferias, oferecendo até 100GB de armazenamento gratuito para cada coletivo: 40GB liberados ao completar o cadastro e mais 60GB desbloqueados conforme a interação com a plataforma e outras mídias.


Além do espaço de armazenamento, o TMB disponibiliza bibliotecas individuais e públicas para compartilhamento de conteúdos, encontros virtuais mensais e um evento presencial em cada estado participante em 2025. Os coletivos também terão acesso a conteúdos exclusivos sobre políticas públicas, direitos sociais e experiências comunitárias, produzidos pelo próprio Território Mídias Brasil.


Segundo Dad Matos, coordenadora de comunicação do TMB, “não dá pra assistir ao que está acontecendo no Brasil sem reunir as Mídias Periféricas e criar um plano de ação junto com elas. A cidadã, o cidadão brasileiro que rala, que vive a dura realidade decorrente do capitalismo predador e excludente precisa ter acesso à boa informação, saber identificar as causas da realidade social que os oprime e reconhecer a manipulação a que estão sujeitos. O dia que essa ficha cair, teremos outro Brasil”.


Cecília Figueira, coordenadora de comunicação social da iniciativa, reforça: “Apesar da dura realidade do dia a dia em nosso país, diante dos índices escandalosos de desigualdade social, a partir da luta nos territórios surgem alternativas e esperança para o Brasil. Não abrimos mão de nossos sonhos. Venha desvendar a realidade e colaborar com a construção de um mundo mais digno e justo para todos.”


Como participar

Mídias interessadas podem se cadastrar diretamente pela plataforma e obter mais informações pelo e-mail contato@territoriomidiasbrasil.com.br. Para conhecer melhor a iniciativa, acesse www.territoriomidiasbrasil.com.br e acompanhe as novidades no Instagram oficial.


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page