top of page

A História do bairro do Pechincha

  • Foto do escritor: IHBAJA
    IHBAJA
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura

Por: Val Costa.

Professor de Geografia e membro do IHBAJA.

O Pechincha é um bairro localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Ele faz parte da XVI Região Administrativa (Jacarepaguá) e possuía, no ano de 2022, 37.487 habitantes, que estavam distribuídos por uma área de 3,044 km².

O local onde as estradas do Tindiba e do Pau Ferro se encontram, passou, no final do século XIX, a ser chamado popularmente de “Pechincha”. A denominação é uma referência ao comerciante José “Pechincha”, que possuía um armazém de secos e molhados no qual ele comercializava os produtos dos sitiantes da localidade.


Esse estabelecimento visava atender as demandas dos moradores do entorno. Para concorrer com o comércio da Taquara e da Freguesia, o Sr. José vendia os seus produtos por preços menores do que os dos outros comerciantes, passando a ser conhecido como José “Pechincha”. 


No bairro está o Cemitério de Jacarepaguá, no qual foram sepultadas grandes personalidades da cidade, como o engenheiro Edgard Werneck, o médico sanitarista Cândido Benício, o político Quintino Bocaiúva e a cantora Carmélia Alves. 


Por iniciativa do ator Leopoldo Fróes foi fundada nesse bairro, em 1918, a “Casa dos Artistas”. No ano seguinte, Fróes recebeu uma doação de um grande terreno também localizado no Pechincha, onde foi instalado o Retiro dos Artistas. Essa instituição acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras ou são abandonados pelas suas famílias. Dentro do local fica o Teatro Iracema de Alencar, um ótimo lugar para a realização de espetáculos e shows musicais, pois abriga confortavelmente 282 pessoas. 


No dia 14 de dezembro de 2024, a prefeitura reinaugurou dois importantes equipamentos culturais nesse bairro: a Areninha Jacob do Bandolim e a Biblioteca Pública de Jacarepaguá. Localizados na Praça Geraldo Simonard, popularmente conhecida como Praça do Barro Vermelho, ambos foram revitalizados por meio do programa Cultura do Amanhã, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.






Val Costa é professor de Geografia e Membro do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá.

Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page