top of page

Viradão Cultural da Rocinha celebra cultura e diversidade com entrada gratuita

  • Foto do escritor: Fernanda Calé
    Fernanda Calé
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura
Na foto vemos três rappers rimando
Foto: Acervo Fala Roça

Festival acontece nos dias 13 e 14 de setembro na Biblioteca Parque da Rocinha, com programação cultural, feira gastronômica e mesas de debate sobre temas urgentes para as favelas.

O mês de setembro chegou e com ele um evento que está se consolidando como um dos principais festivais de favela do Rio de Janeiro. Nos dias 13 e 14 de setembro (sábado e domingo) , das 10h às 21h, a Biblioteca Parque da Rocinha vai receber mais de 20 horas de atividades culturais gratuitas durante o Viradão da Rocinha.

O Viradão é uma realização do Fala Roça, organização de comunicação comunitária sem fins lucrativos que atua há 12 anos na maior favela do Rio. Para a organização, o evento é mais do que um festival: "é um ato político, social e cultural que reafirma o protagonismo das favelas na construção da identidade carioca. A programação é construída em parceria com coletivos locais, organizações sociais e artistas da Rocinha, valorizando a força da economia criativa da favela." - Fala Roça.


Em sua segunda edição, o festival amplia a proposta de ser um espaço de produção de conhecimento, arte e geração de renda trazendo debates sobre temas urgentes para as favelas como: Juventude e Identidade, Economia Criativa na Favela, Diversidade e Protagonismo LGBTQIAPN+ e Justiça Climática e Território.


Além dos debates, o Viradão Cultural da Rocinha contará com uma agenda cultural diversificada: apresentações de música, espetáculos de teatro, intervenções de grafite, exposição de arte, literatura, além de moda, artesanato e uma feira gastronômica organizada por empreendedores da própria comunidade.


Na imagem podemos ver quatro pessoas sentadas em cadeiras e um palco, eles participam de uma mesa de debate
Foto: Acervo Fala Roça

A proposta é dar visibilidade ao que já é produzido dentro da Rocinha, mostrando que a cultura também é motor econômica , capaz de gerar oportunidades e movimentar a renda local.


A acessibilidade também é um compromisso do evento, que contará com intérpretes de Libras em todos os debates. A programação também será acessível para todas as idades, com oficinas, exposições interativas e apresentações em espaços abertos.


O evento é financiado pelo edital Fomenta Festival, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), com recursos da Lei Aldir Blanc.


Serviço – Viradão Cultural da Rocinha 2025

Datas : 13 e 14 de setembro de 2025 (sábado e domingo)

Horário : das 10h às 21h

Local : Biblioteca Parque da Rocinha – Estrada da Gávea, 454, Rocinha – Rio de Janeiro

Entrada : gratuita e acessível para todas as idades

Comentários


Conteúdo Publicitário

bottom of page