Veja quais serviços abriram nesta sexta-feira (09) no Rio

Atualizado: 11 de abr. de 2021


Seguindo o cronograma exposto no decreto nº 48.706, de 1º de abril de 2021, estão liberados para abri bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres.

 

Nesta sexta-feira (09/04), o prefeito do Rio Eduardo Paes anunciou uma revisão nas medidas de restrição em alguns setores e a alteração no escalonamento dos horários das atividades econômicas com o objetivo de combater a disseminação da covid-19 no estado.


Segundo o 14º Boletim Epidemiológico, o número de atendimentos de casos suspeitos da doença nas unidades de urgência e emergência sofreu uma queda, porém o município segue em nível de risco muito alto, pois os números de internações e óbitos ainda são grandes.


Em relação aos serviços que abriram as portas hoje em favor do cronograma exposto no decreto nº 48.706, de 1º de abril de 2021, estão os bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, incluindo os quiosques da orla, mas funcionando até às 21 horas e com tolerância de uma hora para efetivo encerramento do atendimento. A partir desse horário, somente é permitido entregas em domicílios e drive-thru.


Continua depois da Publicidade

 

Além desses serviços, clubes sociais e esportivos também voltaram com as atividades e com o mesmo horário de fechamento (21h), sujeito o acesso às áreas de lazer e recreação somente a partir das 11h.


Outras atividades como museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de festa, salas de apresentação, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, parques de diversões, temáticos e aquáticos, pistas de patinação, atividades de entretenimento, visitações turísticas, exposições de arte, aquários e jardim zoológico vão poder funcionar das 12h às 21h.


O horário de funcionamentos para os outros setores de prestação de serviços é do meio-dia às 21h, e para as demais atividades comerciais, das 10h às 18h. Órgãos não essenciais da administração pública têm horário de funcionamento de 8h às 17h. Os shoppings, centros comerciais e galerias de lojas podem abrir, e devem seguir o mesmo horário de fechamento.


É importante lembrar que a reabertura dos estabelecimentos devem respeitar as medidas de proteção à vida estabelecidas na Resolução Conjunta SES/SMS nº 871. para a faixa de risco muito alto.


As medidas entraram em vigor a partir da 0h desta sexta-feira e tem validade até o dia 19 de abril.


Continua depois da Publicidade

 

Confira as atividades e práticas que seguem suspensas:

  • Ficar em praias, parques e cachoeiras e as atividades econômicas nas areias das praias, incluindo o comércio ambulante fixo e itinerante (As atividades físicas individuais estão liberadas, mas exercícios e esportes coletivos estão vetados);

  • O funcionamento de Boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculos, rodas de samba;

  • Está proibido o estacionamento na orla, exceto para moradores, idosos, pessoas com deficiência e hóspedes de hotéis;

  • A permanência nas vias, áreas e praças públicas do município no horário das 23h às 5h.

De acordo com Paes, os ambulantes que não vão poder retomar as atividades receberão uma nova parcela do Auxílio de R$ 500.

 

Conteúdo Publicitário