Cedae faz manutenção anual do sistema Guandu na próxima terça-feira (25)
- Fernanda Calé
- há 1 dia
- 2 min de leitura

A intervenção vai acontecer entre 2h e 20h. Segundo a companhia, operação será retomada gradualmente e deverá normalizar até a madrugada do dia 26.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai realizar, no dia 25 de novembro, a manutenção anual do Sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de grande parte da Região Metropolitana do Rio. O serviço ocorrerá das 2h às 20h e exigirá a paralisação total da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da Elevatória do Lameirão.
Com a interrupção, o fornecimento de água será temporariamente suspenso em municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. Na capital, bairros da Zona Sudoeste, como Rio das Pedras, Anil e Freguesia, podem ter impacto no abastecimento durante o período.
Mais de 500 profissionais estarão mobilizados para cerca de 100 atividades de manutenção, incluindo instalação de novos equipamentos, inspeções de segurança, ajustes eletromecânicos e limpeza de estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
“Esse é o momento em que realizamos correções preventivas e reduzimos o risco de falhas que possam ocasionar paradas não programadas. Esses trabalhos são fundamentais para assegurar a regularidade da produção de água, principalmente durante o verão, quando o consumo aumenta" - explica José Ricardo Brito, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
A companhia estima que o sistema volte a operar gradualmente após o fim da manutenção, alcançando 100% da capacidade por volta das 2h do dia 26. A Cedae recomenda que os moradores armazenem água com antecedência e adiem tarefas que exigem grande consumo.
A distribuição nas áreas afetadas é feita pelas solicitações Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme a região atendida. A ação tem como objetivo modernizar o sistema e garantir segurança e regularidade no abastecimento para mais de 10 milhões de pessoas na Região Metropolitana.
