Saiba como se proteger do calor e evitar problemas de saúde:
A cidade se despede do inverno com o maior pico de calor esperado para o período. Termômetros de todo o país devem registrar recordes de temperatura, o que pode causar algum tipo de desconforto na população.
Nesta terça-feira (19), os termômetros da cidade registraram 38°C, e a previsão para os próximos dias é de máxima de 35°C na quarta e na quinta-feira, 37°C na sexta-feira, no sábado a máxima será de 38°C e no domingo a temperatura pode chegar a 41°C.
Com o aumento do calor é importante que toda a população se mantenha atualizada sobre os riscos que as altas temperaturas podem causar. Por isso, nós separamos algumas dicas de como você pode enfrentar esse período:
É importante beber bastante líquido, usar filtro solar a partir do fator 30, evitar exposição ao sol em horários mais quentes -entre 10h e 17h - usar roupas leves, que sejam de preferência confortáveis e de cores claras.
Lembrando que em média o ideal é que um adulto, por dia, beba cerca de 2 litros de água. Para aquelas pessoas que praticam algum tipo de atividade física, é preciso atentar-se a baixa umidade do ar.
Em casos de emergência saiba como identificar os sintomas e a quem recorrer. A desidratação acontece devido à falta de água ingerida no corpo para o funcionamento do organismo, e pode causar os seguintes sintomas:
- Dores de cabeça;
- Pouca urina;
- Tonturas;
- Cansaço;
- Falta de ar;
- Diarreia;
- Sede intensa;
Estes sintomas mais comuns entre idosos e crianças, e nesse caso a atenção deve ser redobrada. A desidratação severa pode causar a diminuição dos batimentos cardíacos, portanto, é fundamental ficar em alerta.
Em casos de insolação, os sintomas manifestados incluem:
- Confusão mental;
- Falta de ar;
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Convulsões;
Em casos que apresentem esses sintomas, é possível recorrer à ajuda médica nos hospitais, como; Hospital Municipal Lourenço Jorge, Hospital Miguel Couto, Hospital Municipal Souza Aguiar, e UPA’s da cidade ou próximos de sua residência.
Em casos extremos, o médico poderá solicitar exames de sangue e de urina para confirmar o quadro clínico. Ou em casos de emergência também é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU- pelo número 192.
Fonte: Climatempo
Comments