top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Previsão é de chuva forte? Saiba o que fazer em caso de perda de casas em deslizamentos

Fique atento! Caso a chuva traga riscos ao local onde vive, busque um abrigo seguro e procure apoio.

 

O verão carioca é marcado por fortes temporais, e é muito importante estar atento não só a previsão do tempo, mas também ao seus direitos básicos em casos de problemas causados pelas chuvas.

 
 

O perigo de deslizamentos e abalos estruturais em residências é muito presente na vida de muitas famílias, por isso, em circunstância de desastres é muito importante acionar os órgãos responsáveis pela "primeira resposta".


Se você se encontra nessa situação, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou 1746.


Esses órgãos estarão prontos para salvaguardar vidas da população e isolar o local para a segurança de todos.


Segundo a Prefeitura, cariocas que tiverem suas residências atingidas por desastres, seja por alagamento, incêndios, deslizamentos, colapsos estruturais, entre outros tipo de evento, devem acionar os órgãos responsáveis pela primeira resposta e esse órgãos pode acionar outros serviços devido a necessidade do local.


"A Secretaria Municipal de Assistência Social(SMAS) pode ser acionada pela Defesa Civil em duas situações:


1) No caso de demandas de famílias desabrigadas - sem rede de suporte familiar ou comunitária para se estabelecer, para atendimento prioritário visando a oferta de acolhimento institucional. No curso do acolhimento são tratadas todas as demandas socioassistenciais evidenciadas, como: 2a via de documentação extraviada, oferta de serviços do cadastro único, articulação de demandas com demais políticas setoriais e mobilização de possível rede de apoio, visando reinserção comunitária.


2) No caso de famílias desalojadas ou que permanecem em residências não interditadas, mas que sofreram perdas materiais em razão de desastres, o atendimento presencial será acordado com a família, nos equipamentos da Assistência Social de Proteção Social Básica - Centro de Referência de Assistência Social -CRAS de referência do território ou em base de apoio próximo à localidade, visando o cadastramento, levantamento de demandas socioassistenciais, como por exemplo, a segunda via de documentação extraviada, oferta de serviços do cadastro único e articulação de demandas com demais políticas setoriais, e quanto a necessidade de insumos emergenciais, que são ofertados mediante avaliação técnica, disponibilidade e normativas institucionais.


3) No caso de família que permanecem nos domicílios interditados, a SMAS realiza os atendimentos sociais, para cadastramento e levantamento de demandas socioassistenciais, e os CRAS seguem na referência quanto às necessidades evidenciadas, como exemplo, a segunda via de documentação extraviada, oferta de serviços do cadastro único e articulação de demandas com demais políticas setoriais."


Lembre-se que manter a sua segurança e a de sua família é o mais importante.






Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page