top of page
Foto do escritorFernanda Calé

Prefeitura recria Cadastro Municipal de Economia Solidária


Na imagem podemos ver uma feira de artesanato no Rio de Janeiro com algumas barraquinhas com peças expostas.
Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

O objetivo é mapear e fomentar as atividades econômicas solidárias na cidade do Rio. Saiba mais:

 

O CADSOL, Cadastro Municipal de Economia Solidária, foi iniciado hoje (22) no circuito de feitas Rio Ecosol na Praça Saens Peña, visando a promoção do desenvolvimento local, a inclusão social e a geração de trabalho e renda.

 
 

Segundo o município, o CADSOL será uma importante ferramenta para o fortalecimento da economia solidária, que é baseada na cooperação, solidariedade e autogestão, enquanto a economia a economia tradicional busca a competição e o lucro individual.


O cadastro é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, e vai gerar um banco de dados com as atividades econômicas solidárias existentes na cidade, identificando suas características e potencialidades.


As organizações que se cadastrarem no CADSOL irão receber apoio técnico e jurídico para sua legalização. O cadastro também promoverá a divulgação das atividades por meio por meio de eventos e publicações, oferecerá capacitação e facilitará a articulação com outros setores da economia, como comércio, turismo e agricultura familiar.


O CADSOL também vai permitir que as organizações de economia solidária possam ser reconhecidas pelo poder público, ter acesso a políticas e programas de apoio e participar de redes de cooperação e comércio justo.


Ele permitirá que o poder público tenha um controle maior sobre as iniciativas de economia solidária no município, evitando a atuação de organizações ilegais ou que não estejam de acordo com os princípios da economia solidária.


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page