As imagens ficarão conectadas ao programa 190 Integrado, com o objetivo de agilizar o atendimento.
O sistema 190 Integrado, que conecta imagens de câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas ao serviço de atendimento emergencial 190 da Polícia Militar, passará a receber imagens das câmeras das 30 principais redes de supermercados do Rio.
A ação de integração foi proposta pelo Governo do Estado e aceita pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), em uma reunião na última quarta-feira (16/08) no Palácio Guanabara.
O 190 Integrado já fez um aviso de chamamento público, que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, que permite a instituições públicas e privadas a realização de acordo de cooperação de cessão de câmeras de videomonitoramento e de alerta de sensores para o programa PMERJ Digital.
Os interessados podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar (sepm.rj.gov.br), cedendo imagens e sistemas de alerta para colaborar com o monitoramento de locais de circulação de público - vias urbanas, praças, estações de transporte, shoppings, agências bancárias e hotéis, entre outros.
"Essa é mais uma ferramenta tecnológica que adotamos em prol da segurança pública. O 190 Integrado traz agilidade no atendimento prestado pela Polícia Militar e está sendo ampliado aos poucos. É muito bom ter esse diálogo com os representantes das redes de supermercados, um setor importante para a economia do Rio de Janeiro e que tem um papel fundamental na retomada do crescimento do nosso estado" -, disse o governador Cláudio Castro.
O presidente da Asserj, Fábio Queiroz, destacou a importância do encontro, que contou com a participação dos secretários da Casa Civil, Nicola Miccione; Governo, Bernardo Rossi: Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho; Polícia Civil, Fernando Albuquerque, e Defesa Civil, Leandro Monteiro.
"Foi um encontro extremamente produtivo, para que o setor privado entenda as ações de segurança pública que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado do Rio. A expectativa é que se integre ainda mais as polícias Civil e Militar ao empresariado do setor de supermercados, refletindo em maior confiança do empresário, para fazer mais e melhores investimentos no estado do Rio de Janeiro".
Commentaires