top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Prefeitura muda Estágios Operacionais da cidade


Na imagem podemos ver a praia de Botafogo no Rio de Janeiro.

Classificação agora é feita por números e substitui as nomenclaturas como "Normalidade, Mobilização e Atenção".

 

A Prefeitura do Rio anunciou nesta quinta-feira (16/11), os novos Estágios Operacionais. De acordo com a publicação feita no Diário Oficial do Município, o objetivo da mudança é simplificar o entendimento dos cariocas.


Segundo o Centro de Operações Rio (COR), uma pesquisa realizada pelo órgão comprovou que os cidadãos tinham pouca compreensão em relação aos atuais nomes dos estágios.


A nova classificação substitui os nomes (Normalidade, Mobilização, Atenção, Alerta e Crise) por números. Sendo assim, o município passar a ter estágios de 1 até 5, onde 1 é a cidade operando na sua condição normal e o número 5 é o cenário operacional mais crítico, quando as equipes da Prefeitura perdem a capacidade de resposta para ocorrências.


Ainda segundo o COR, cada número será associado a uma cor. A mudança também vai permitir que a cidade adote o padrão cromático utilizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemaden).


Para melhorar o entendimento da sociedade, o COR embasou-se na escala Richter para adotar o novo padrão. Veja a nova classificação:

Na imagem podemos ver os estágios operacionais da cidade e suas explicações.
Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio.

Estágio 1 (verde): Significa que não há qualquer alteração ou ocorrência na cidade que provoque alteração significativa na rotina do carioca. Baixo ou nenhum impacto na fluidez do trânsito e das operações da infraestrutura e logística da cidade.


Estágio 2 (amarelo): Risco de haver ocorrências de alto impacto na cidade. Há ocorrência com elevado potencial de agravamento. Ainda não há impactos na rotina da cidade, porém, os cidadãos devem se manter informados.


Estágio 3 (laranja): Uma ou mais ocorrências provocando impactos a cidade. Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto no curto prazo. Pelo menos uma região da cidade está impactada, causando reflexos relevantes, e afetando diretamente a rotina da população ou parte dela.


Estágio 4 (vermelho): Uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões da cidade. As regiões impactadas geram reflexos graves/importantes na infraestrutura e logística urbana, e afetam severamente a rotina da população ou parte dela.


Estágio 5 (roxo): Uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade. Os múltiplos danos e impactos causados extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes operacionais da Prefeitura do Rio. As regiões impactadas causam reflexos graves/importantes na infraestrutura e logística urbana, e afetam severamente a rotina da população ou parte dela.


Conteúdo Publicitário

bottom of page