Agência Lume
Prefeitura inicia demolição de parte de prédio com problemas estruturais em Rio das Pedras

Moradores relataram barulho de estalos no prédio que fica na Rua Estrela Dalva por volta das 16h de ontem(10/06); andares superiores da edificação estão sendo demolidos.
Por: Fernanda Calé e Lucas Pereira;
Um prédio localizado na Rua Estrela Dalva 185, no Areal, apresentou abalos estruturais no final da tarde de ontem (10/06). Depois de ouvirem estalos na estrutura os moradores chamaram a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, que constatou ser necessário a demolição dos últimos 2 pavimentos do prédio que tinha 4 andares. Após vistoria, os técnicos afirmaram que a demolição é necessária para evitar a sobrecarga no edifício.
Nesta sexta-feira (11/06), a Secretaria Municipal de Conservação através da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (Coope) e da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE) decidiu começar a demolição do prédio às 9h da manhã de forma manual. Para a operação, foi necessário fazer o escoramento da estrutura para os trabalhos serem feitos de maneira segura.
Continua depois da publicidade
Agentes da Defesa Civil também interditaram de forma preventiva outro prédio de 4 pavimentos que fica ao lado do que ameaçou desabar. Segundo as equipes, não houve danos constatados nesse prédio, que será liberado aos moradores assim que a operação da Prefeitura terminar.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está cadastrando as famílias impactadas pelas interdições no local e avaliando as necessidades, no total 15 pessoas moravam no prédio atingido, segundo a Prefeitura essas pessoas preferiram ficar na casa de parentes.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Marcio Mota acompanhou o processo de demolição na manhã desta sexta-feira, veja no vídeo abaixo a análise feita pelo subsecretário sobre a situação no local, as imagens são da Prefeitura do Rio:
A secretária Municipal de Conservação Anna Laura Secco também acompanhava a demolição na manhã de hoje e falou com os jornalistas sobre o trabalho da Conservação no local:
Também estiveram presentes no Areal 1 desde que as primeiras informações começaram a chegar, o Corpo de Bombeiros, a Associação de Moradores local, equipes da Subprefeitura de Jacarepaguá e a subprefeita Talita Galhardo, a secretária de Ação Comunitária Marli Peçanha, a Gerência Executiva local e equipes da Light.